Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitar

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitar

A dois passos das Ruínas Romanas de Conímbriga, no concelho de Condeixa, esconde-se uma das cascatas mais surpreendentes do Centro de Portugal. Estamos a falar-lhe da admirável Cascata de Rio dos Mouros, a estrela maior do homónimo Canhão Fluviocársico. E com a construção dos Passadiços do Rio dos Mouros, inaugurados no verão de 2023, nunca foi tão fácil ir conhecer esta maravilha da natureza. Nós já os fomos percorrer e agora partilhamos consigo tudo o que precisa de saber para ir conhecer um dos cantinhos mais mágicos da região de Coimbra.

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitar

Os Passadiços de Rio dos Mouros integram um percurso pedestre linear com cerca de 1 km de extensão (2 km ida e volta), que intercala os passadiços com troços de terra batida. Os passadiços só foram construídos em pontos fulcrais de forma a tornar o percurso até à Cascata de Rio dos Mouros mais seguro e acessível a um maior número de pessoas, sendo uma excelente opção de caminhada para se fazer em família.

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitarOs Passadiços do Rio de Mouros arrancam junto a uma pequena ponte localizada a montante das Ruínas Romanas de Conímbriga e desenvolvem-se ao longo de ambas as margens do Rio dos Mouros, no coração do verdejante canhão fluviocársico sobranceiro à Serra de Sicó. Mesmo no final do percurso irá encontrar a joia da coroa dos passadiços, uma vertiginosa ponte suspensa que lhe permitirá ver a Cascata de Rio dos Mouros, e a paradisíaca lagoa que forma a seus pés, em todo o seu esplendor.

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitarHonestamente, o único defeito que encontramos nos Passadiços do Rio dos Mouros, é que sabem a pouco. Mas até para isso há solução. É que os Passadiços da Cascata do Rio dos Mouros estão integrados no PR2 Condeixa – Rota de Síco, um trilho circular com aproximadamente 23,5km de extensão, que liga as Ruínas de Conímbriga às Buracas do Casmilo, um surreal vale do maciço calcário da Serra de Sicó, ladeado de gigantescas escarpas calcárias minadas de enormes buracas com formas elípticas e circulares.

Buracas do Casmilo – Trilho Rota de Síco

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita e caminhada pelos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros, incluindo a extensão pelo Trilho PR2 Condeixa – Rota de Síco, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para uma escapadinha na natureza perfeita no centro de Portugal.

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitar

Guia completo para visitar os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros | PR2 Condeixa

Onde ficam e onde começar os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros?

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitarComo já referimos, os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros ficam situados no concelho de Condeixa, a somente 15 km de Coimbra. O percurso arranca junto às ruínas da cidade romana de Conímbriga, sendo que pode parquear a sua viatura sem qualquer problema no enorme parque de estacionamento que serve as Ruínas de Conímbriga.

É preciso pagar para visitar os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros? Qual o preço dos bilhetes?

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitar

Não é preciso pagar bilhete para aceder aos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros e, pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros?

É possível percorrer os Passadiços de Rio dos Mouros e o Trilho PR2 Condeixa – Rota de Síco durante todo o ano. Mas, para ver a Cascata de Rio dos Mouros em todo o seu esplendor, os melhores meses são, por norma, entre novembro e maio, os meses com maior pluviosidade do ano. E de preferência depois de umas fortes chuvadas!

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitar
Cascata de Rio dos Mouros

É que a Cascata de Rio dos Mouros encontra-se numa região cársica e, como é sabido, no subsolo calcário a água infiltra-se com muita facilidade, o que faz com que o caudal do Rio dos Mouros diminua rapidamente. A melhor estratégia é estar atento às condições meteorológicas da região e tentar visitar a Cascata e Rio dos Mouros após uns dias de intensa pluviosidade.

Se é fã de caminhadas na natureza, sugerimos que espreite o nosso artigo dos Melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal (clique para ler). Vai com certeza encontrar um que tem mesmo a sua cara!

O que levar?

Passadiços Cascata Rio dos Mouros | Condeixa: guia para visitar

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do Instagram vai agradecer!
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo, inclusivamente o orgânico.

Passadiços da Cascata Rio dos Mouros: informações do percurso pedestre

Os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros encontram-se muito bem sinalizado, mas pode sempre descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo e levá-lo consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no ponto de partida da caminhada.

  • Distância: 2 km (ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Ruínas Romanas de Conímbriga

Mapa dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros e track GPS para download (GPX e KLM)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Passadiços da Cascata Rio dos Mouros e Trilho Rota do Sicó (PR2 Condeixa): informações do percurso pedestre

Como já referimos, caso queira esticar a caminhada, pode percorrer a totalidade do Trilho Rota do Sicó (PR2 Condeixa), no qual se encontram inseridos os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros.

O percurso é circular, com início e término no parque de estacionamento das Ruínas Romanas de Conímbriga, e tem aproximadamente 23,5 km de extensão. Vá a contar com um trilho exigente, não só pela distância, mas sobretudo devido ao desnível acumulado, que ronda os 1500 metros.

  • Distância: 23,5 km
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderada
  • Local de Partida/Chegada: Ruínas Romanas de Conímbriga

Mapa dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros e Trilho Rota do Sicó e track GPS para download (GPX e KLM)


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Trilho Rota do Sicó (PR2 Condeixa).

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

O que visitar perto dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros | PR2 Condeixa?

Ruínas Romanas de Conímbriga

Quando for percorrer os Passadiços da Cascata Rio dos Mouros pode aproveitar para (re)visitar as Ruínas Romanas de Conímbriga, dar um saltinho a Coimbra e conhecer mais uma mão cheia de maravilhas naturais desta região, como sejam as já mencionadas Buracas do Casmilo, a Cascata da Pedra da Ferida, as Fragas de São Simão e a Serra da Lousã.

Cascata da Pedra da Ferida

Clique nos links abaixo para dicas e inspiração de cada um destes destinos:

Onde ficar a dormir perto dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros? Sugestões de Alojamento

Conimbriga Hotel do Paço

O Conimbriga Hotel do Paço fica localizado em Condeixa-a-Nova, a somente 3 km de Conímbriga, o ponto de partida dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros. Esta pousada de charme resulta da recuperação cuidada do Palácio dos Almadas, oferecendo elevados padrões de conforto e requinte a preços muito apetecíveis. Os quartos são muito espaçosos (opte por um com varanda que não se vai arrepender), tem uma excelente piscina exterior, ginásio, sauna e um pequeno-almoço buffet delicioso.

HD | Duecitânia Design Hotel

O HD | Duecitânia Design Hotel fica localizado em Penela, a 15 km dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros, e é o alojamento perfeito para combinar com uma visita à Cascata da Pedra Ferida e às Fragas de São Simão. Quartos amplos e confortáveis, vistas para a montanha ou para o Rio Dueça e um pequeno-almoço buffet de babar são razões mais do que suficientes para apostar neste 4 estrelas. Some-lhe a sua excelente piscina exterior e o seu Aqua Venus Spa e percebe logo porque é que o recomendamos sem hesitar.

Hotel Parque Serra da Lousã

Caso siga a nossa recomendação de combinar uma visita aos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros com a Serra da Lousã, recomendamos vivamente o Hotel Parque Serra da Lousã. Corpo, mente e espírito encontram neste hotel de 4 estrelas um refúgio natural. Os quartos são muito espaçosos e não faltam piscinas (uma interior e uma exterior) e um Spa delicioso para mimar o corpo. A cereja no topo do bolo é que tudo está inserido no Parque Biológico da Serra da Lousã com muito espaço para correr, floresta, trilhos, quinta pedagógica com animais, hortas e pomar e… Um Zoo. Se viajar com miúdos eles vão delirar!

Solar Antigo Luxury Coimbra

Se pretender aliar a sua caminhada pelos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros com uma visita a Coimbra, o Solar Antigo Luxury Coimbra é uma das melhores apostas de alojamento. Este charmoso boutique hotel fica localizado bem no centro histórico de Coimbra, num edifício secular bem restaurado. A decoração é inesperadamente requintada, elegante e distinta. Deluxe não se aplica só às quatro suites, à suite king e ao apartamento. Deluxe é a essência incorporada pelo Solar Antigo. O conforto e limpeza são irrepreensíveis. Como se não bastasse, a equipa é fantástica. A cereja no topo do bolo: a relação qualidade-preço imbatível.

Clique para ver mais opções de alojamento perto dos Passadiços da Cascata Rio dos Mouros

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.