O concelho do Redondo, no distrito de Évora, guarda um dos tesouros mais surpreendentes do Alentejo. Estamos a falar-lhe dos Passadiços da Serra d’Ossa, a estrela maior do novo Percurso Pedonal da Serra d’Ossa, que se desenvolve por terras outrora habitadas pelos Monges Eremitas da Ordem de São Paulo. Nós já o fomos percorrer e agora contamos-lhe tudo o que precisa de saber para o conhecer.
Os Passadiços da Serra d’Ossa desenvolvem-se ao longo do verdejante vale da Ribeira do Monte Virgem, por abruptos penhascos de xisto, entre a Aldeia da Serra e a altaneira Igreja de Nossa Senhora do Monte da Virgem, precedida de uma extensa (e empinada) escadaria com aproximadamente 300 degraus.
Ao longo do percurso irá encontrar vários pomares e hortas criados em socalcos pelos Monges Eremitas neste remoto vale da Serra d’Ossa, assim como várias azenhas, açudes e levadas para aproveitamento da água da ribeira. Tudo isto rodeado por exuberante vegetação autóctone, que confere ao percurso muita sombra e nos dá uma sensação de tranquilidade estupenda. É a fusão perfeita entre o trabalho do homem e a natureza!
O Percurso Pedonal da Serra d’Ossa tem somente 1,5 km de extensão (3 km ida e volta), o que faz dele uma caminhada estupenda para se fazer com crianças. Não só por ser relativamente curto, mas sobretudo porque não apresenta desníveis significativos, com exceção do troço da escadaria que antecede a Igreja de Nossa Senhora do Monte da Virgem
Mas não vá à espera de encontrar essa extensão em passadiços contínuos. Os Passadiços da Serra d’Ossa só foram construídos em pontos fulcrais do Percurso Pedonal da Serra d’Ossa, de forma a tornar viável a passagem por zonas do trilho mais exigentes. Nós, pessoalmente, aplaudimos a decisão. Desta forma, o impacto paisagístico dos passadiços foi consideravelmente reduzido.
Claro que se estiver habituad@ a caminhadas, vai-lhe saber a pouco. Mas até para isso há solução. Os Passadiços da Serra d’Ossa estão conectados com o trilho PR4 RDD – Eremitas da Serra d’Ossa um exigente percurso pedestre circular com 20 km de extensão que se cruza com os Passadiços da Serra d’Ossa junto à Igreja do Monte da Virgem. Os principais pontos de interesse do trilho são o Alto de São Gens, o monumento megalítico Anta da Candeeira e o Convento de São Paulo, a obra-prima dos Monges Eremitas por estas paragens. Mas vá bem preparad@ pois o nível de dificuldade é elevado!
Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para @ ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços da Serra d’Ossa, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este fantástico percurso pedestre do Alentejo.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia completo para visitar os Passadiços da Serra d’Ossa
- 1.1 Onde começar os Passadiços da Serra d’Ossa?
- 1.2 É preciso pagar para visitar os Passadiços da Serra d’Ossa? Qual o preço dos bilhetes?
- 1.3 Quando ir percorrer os Passadiços da Serra d’Ossa?
- 1.4 O que levar?
- 1.5 Passadiços da Serra d’Ossa | Redondo: informações do percurso pedestre
- 1.6 Mapa dos Passadiços da Serra d’Ossa e rota GPS
- 2 O que visitar perto dos Passadiços da Serra d’Ossa
- 3 Onde ficar na sua visita aos Passadiços da Serra d’Ossa? Sugestões de alojamento
- 4 Outros Passadiços em Portugal
Guia completo para visitar os Passadiços da Serra d’Ossa
Onde começar os Passadiços da Serra d’Ossa?
Os Passadiços da Serra d’Ossa ficam localizados junto à Aldeia da Serra a sensivelmente 7 km do Redondo. Pode começar o percurso pedestre em dois locais: no centro da Aldeia da Serra ou na Igreja de Nossa Senhora do Monte da Virgem. Em ambos os pontos irá encontrar locais onde estacionar a sua viatura.
Como o percurso é linear (ou seja, terá sempre de fazer ida e volta) recomendamos que inicie a sua caminhada na aldeia. Desta forma enfrenta a subida da escadaria que precede a Igreja do Monte da Virgem, o troço mais exigente dos Passadiços da Serra d’Ossa, na primeira parte da caminhada. Depois, no regresso, é sempre a descer!
É preciso pagar para visitar os Passadiços da Serra d’Ossa? Qual o preço dos bilhetes?
À data da nossa visita aos Passadiços da Serra d’Ossa (janeiro de 2022) não era preciso pagar bilhete para aceder ao passadiço. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.
Quando ir percorrer os Passadiços da Serra d’Ossa?
Os Passadiços da Serra d’Ossa podem ser percorridos em todas as estações do ano, mas as melhores são, sem dúvida, a primavera e o outono. Visitando na primavera, terá o bónus de poder observar pequenas cascatas e poços junto aos açudes da Ribeira do Monte Virgem. Com um bocadinho de sorte, até é possível ir a banhos (mais para finais de maio/junho).
O verão no Alentejo é, por norma, muito quente. Apesar de ao longo do percurso haver muitas sombras, pode tornar a caminhada desconfortável. Se for no verão, recomendamos vivamente que programe a caminhada para a parte da manhã ou para o final do dia.
O que levar?
- Mochila leve e confortável.
- Calçado adequado a caminhadas.
- Comida e bebida para fazer um belo dum picnic (não faltam bons locais para o efeito)
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do Instagram vai agradecer!
- Um saco para trazer o seu lixo consigo (existem caixotes do lixo ao longo do percurso mas, sobretudo nos dias de maior afluência, podem não ser suficientes)
Passadiços da Serra d’Ossa | Redondo: informações do percurso pedestre
- Distância: 1,5 km (3 km ida e volta)
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Aldeia da Serra/Igreja do Monte da Virgem
Mapa dos Passadiços da Serra d’Ossa e rota GPS
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Passadiços da Serra d’Ossa.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
O que visitar perto dos Passadiços da Serra d’Ossa
Como já referimos, se gosta de uma caminhada desafiante, pode combinar os Passadiços da Serra d’Ossa com o trilho PR4 RDD – Eremitas da Serra d’Ossa. Caso fique saciad@ de caminhadas, sugerimos que vá visitar a vila do Redondo que tem como principais pontos de interesse o seu Castelo, a Igreja Matriz dedicada à Nossa Senhora da Assunção, o Pelourinho e o Museu do Barro, presentemente instalado no Convento de Santo António.
Caso queira esticar a sua escapadinha ao Alentejo pode aproveitar para visitar os concelhos vizinhos de Estremoz, Évora e Vila Viçosa. Clique nos links abaixo para dicas e inspiração de cada um destes destinos:
Onde ficar na sua visita aos Passadiços da Serra d’Ossa? Sugestões de alojamento
Se precisar de alojamento por uma noite, recomendamos o Convento São Paulo, o tal convento do século XII construído pelos Monges Eremitas. Mais perto dos Passadiços da Serra d’Ossa é difícil, para não dizer impossível. O hotel rural disponibiliza quartos e suites privados, alguns com varanda ou acesso ao terraço, aclimatizados, decorados com mobiliário antigo e munidos de casa de banho privativa forrada a mármore. Pequeno almoço muito bom incluído. Na propriedade, ecologicamente sustentável, encontra amplos jardins, 2 piscinas exteriores, terraços, campo de ténis e bar. Disponibiliza bicicletas gratuitas.
Se quiser ficar mais perto do Redondo, a guesthouse Monte Da Coelha é ideal para si e para a família. Prefere um quarto ou uma villa totalmente equipada? Todos emanam aquele aconchego das quintas alentejanas tradicionais com detalhes rústicos preciosos. E os miúdos vão adorar as piscinas e fazer a ronda para alimentar os simpáticos animais da quinta.
A Pousada Castelo de Estremoz é a escolha perfeita caso pretenda combinar a sua caminhada pelos Passadiços da Serra d’Ossa com uma visita a Estremoz. Os quartos requintados preservam a nobreza do palácio setecentista e são irrepreensíveis em comodidades modernas, limpeza e estética. Serve diariamente um pequeno almoço soberbo e dispõe de jardins palacianos e piscina exterior, com vistas panorâmicas sobre Estremoz e a vasta planície alentejana.
Para mimar-se à seria na sua escapadinha para percorrer os Passadiços Serra d’Ossa, rume a Vila Viçosa e entregue-se ao puro luxo do Alentejo Marmòris Hotel & Spa. Conforto e comodidade inquestionáveis habitam quartos e áreas deste hotel 5 estrelas onde nenhum detalhe do requintado design de interiores foi deixado ao acaso. Satisfaça os sentidos com o pequeno almoço, um autêntico banquete de prazeres, no restaurante com interpretações da gastronomia regional, no bar, na piscina ou no Spa com assinatura Karin Herzog.
Clique para ver mais opções de alojamento perto dos Passadiços da Serra d’Ossa
Outros Passadiços em Portugal
- Melhores Passadiços de Portugal
- Passadiços do Alamal
- Passadiços do Alvor
- Passadiços de Aveiro
- Passadiços do Cerro da Candosa
- Passadiços de Fafe
- Passadiços das Fragas de São Simão
- Passadiços do Gameiro
- Passadiços das Lagoas do Vez
- Passadiços de Melgaço
- Passadiços do Mondego
- Passadiços de Monção
- Passadiços de Nisa
- Passadiços de Ortiga
- Passadiços do Orvalho
- Passadiços do Paiva
- Passadiços do Penedo Furado
- Passadiços da Ponta da Piedade
- Passadiços da Ribeira das Quelhas
- Passadiços do Rio Uíma
- Passadiços do Sistelo
- Passadiços do Távora
- Passadiços de Terras de Bouro
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!