Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar

Bem no Norte de Portugal, nas verdejantes margens do rio Minho, esconde-se um dos passadiços mais surpreendentes de Portugal. Estamos a falar-lhe dos Passadiços de Melgaço, a estrela mais cintilante do trilho Percursos Marginais do Rio Minho.

Estes fantásticos passadiços foram construídos sobre uma antiga levada de água que acompanha as curvas do Rio Minho, cruzando idílicos bosques de carvalhos e loureiros, que parecem decalcados de um livro de fantasia.

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar
Bosque mágico nos Passadiços de Melgaço

Desfrute da enorme sensação de tranquilidade e das soberbas vistas sobre o rio Minho com que os Passadiços de Melgaço brindam o caminhante. E observe as seculares pesqueiras do Rio Minho, engenhosos sistemas de muros de pedra construídos a partir das margens para travar a passagem dos peixes, e que ainda hoje são usadas na pesca do sável, truta e lampreia.

Pesqueiras do Rio Minho

Os Passadiços de Melgaço em si têm somente 1,5 km de extensão (3 km ida e volta). Mas pode facilmente esticar a caminhada. Os Passadiços de Melgaço estão integrados no trilho Percursos Marginais do Rio Minho, um percurso pedestre linear com 5,7 km de extensão que arranca no centro da Vila de Melgaço e termina nas Termas do Peso.

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar
Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: aqui os passadiços dão lugar à terra batida

Contudo, em nossa opinião, as partes mais interessantes do trilho Percursos Marginais do Rio Minho são mesmo o troço dos Passadiços de Melgaço e um curto percurso de pouco mais de 300 metros (600 metros ida e volta) que acompanha a levada da Ribeira do Porto, um dos afluentes do rio Minho, desde uma das extremidades dos passadiços até um velho moinho de água precedido de idílicas lagoas.

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar
Moinho de Água na Ribeira do Porto

Como na nossa última passagem por Melgaço tínhamos pouco tempo disponível para a caminhada foi precisamente o que fizemos. No total percorremos pouco mais de 3,5 km que não apresentaram qualquer tipo de dificuldade.

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar
Maravilhosas vistas sobre o rio Minho desde os Passadiços de Melgaço

O percurso é praticamente plano o que, aliado à sua curta extensão, faz dos Passadiços de Melgaço uma caminhada estupenda para se fazer em família, até mesmo para quem leve um carrinho de bebé ou tenha mobilidade reduzida. Exceção feita ao percurso que acompanha a levada da Ribeira do Porto visto já não é provido de passadiços.

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar
Ponto onde terminam os Passadiços de Melgaço e começa o troço de terra batida do Trilho Percursos Marginais do Rio Minho
Dica VagaMundos: ao longo dos passadiços vai encontrar alguns estradões de terra batida que permitem ir até às margens do rio Minho. Uma excelente opção se lhe apetecer alongar um pouco a caminhada. A descida e posterior subida é bem rasgadinha, mas, como recompensa, poderá ver as pesqueiras bem de perto e, se for no verão, refrescar-se nas águas do rio Minho.
Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar
Levada da Ribeira do Porto – Trilho Percursos Marginais do Rio Minho

Na secção seguinte deste artigo encontrará um guia completo para o ajudar a preparar a sua visita aos Passadiços de Melgaço, com imensas dicas práticas e toda a informação que precisa para ir conhecer este percurso mágico pelas encostas do rio Minho.

na preparação da sua viagem para percorrer os Passadiços de Melgaço sugerimos que leia também os seguintes artigos:

Guia completo para visitar os Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho

Onde começar os Passadiços de Melgaço e dicas práticas?

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar
Início dos Passadiços de Melgaço

A não ser que decida ir percorrer a totalidade do trilho Percursos Marginais do Rio Minho, o melhor local para começar a caminhada pelos Passadiços de Melgaço é na extremidade oeste, junto a uma zona de lazer localizada relativamente perto do Centro de Estágios de Melgaço. Aí vai encontrar lugares para parquear a sua viatura e até pode aproveitar para merendar antes ou após a caminhada. Pode consultar a localização exata da zona de lazer no mapa que disponibilizamos neste artigo.

É preciso pagar para visitar os Passadiços de Melgaço? Qual o preço dos bilhetes?

Usufruir destas lindas paisagens do rio Minho é completamente grátis – Passadiços de Melgaço

À data da nossa última visita aos Passadiços de Melgaço (maio de 2021) não era preciso pagar bilhete para aceder ao passadiço. Pelo que apuramos, essa opção não está sequer a ser equacionada. Caso venha a mudar, atualizaremos a informação neste artigo.

Quando ir percorrer os Passadiços de Melgaço?

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitarTodas as estações são propícias para ir percorrer os Passadiços de Melgaço, inclusivamente no verão, visto que o percurso conta com imensas sombras, graças aos frondosos carvalhos.

Ainda assim, as nossas estações favoritas são a primavera e o outono. Na primavera irá encontrar o bosque revestido de verdejantes fetos e poder ver a Ribeira do Porto em todo o seu esplendor. Já no outono, e porque ao longo do percurso abunda o carvalho, poderá deliciar-se com uma paleta de cores outonais verdadeiramente apaixonante.

Naturalmente que no inverno os passadiços podem tornar-se bastante escorregadios, como tal, percorrê-los nesta estação exige cuidados redobrados.

O que levar?

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: guia para visitar

  • Mochila leve e confortável.
  • Calçado adequado a caminhadas.
  • Comida e bebida para fazer um belo dum picnic.
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu.
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do Instagram vai agradecer!
  • Um saco para trazer o seu lixo consigo, inclusivamente o orgânico.

Passadiços de Melgaço | Trilho Percursos Marginais do Rio Minho: informações e dicas práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)

Informação prática dos Passadiços de Melgaço e Levada da Ribeira do Porto

  • Distância: 1,8 km (3,6 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Zona de Lazer perto do Centro de Estágios de Melgaço (pode ver a localização exata no mapa que disponibilizamos abaixo)

Informação prática do Trilho Percursos Marginais do Rio Minho

  • Distância: 5,7 km (11,4 km ida e volta)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil
  • Local de Partida/Chegada: Alameda Inês Negra (Melgaço)

Clique para conhecer os melhores Trilhos de Portugal

Mapa com a localização e percurso dos Passadiços de Melgaço e rota GPS para download


Clique no canto superior esquerdo para aumentar o mapa dos Passadiços de Melgaço

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Onde ficar na sua visita aos Passadiços de Melgaço? Sugestões de alojamento

Monte Prado Hotel & Spa

Acordar ao som das águas correntes do rio Minho e despertar para vistas panorâmicas da paisagem inebriante do Gerês, espraiando-se até Espanha, da sua varanda privada, é um privilégio raro. No Monte Prado Hotel & Spa esse privilégio é seu ao reservar um dos quartos deste hotel de 4 estrelas que é um retiro de bem-estar: Spa com piscina interior aquecida, jacuzzi e tratamentos de massagens. Os quartos privados, espaçosos e climatizados, apresentam mobiliário de design contemporâneo com todas as comodidades modernas. O pequeno almoço buffet é variado e delicioso, servido no elegante restaurante com oferta de cozinha tradicional portuguesa e internacional.

Quinta da Calçada

Num antigo solar de finais do século XVII rodeado de hectares de vinha da casta Alvarinho, o alojamento de turismo rural a Quinta da Calçada abre as portas para um mundo de genuína ruralidade. As raízes agrícolas estão em cada detalhe da casa, das áreas comuns, dos jardins e dos 4 quartos acolhedores (com casa de banho privativa e acesso individual direto ao exterior). O mobiliário é um tesouro de antiguidades e as paredes de pedra preservam o ambiente duma casa rústica com vida. Usufrua do sossego do lugar ao pequeno-almoço outdoor, na mesa de pedra junto à eira, ou numa espreguiçadeira à beira da piscina exterior.

Bungalows Termas de Melgaço

Num contacto mais direto com a natureza, os Bungalows Termas de Melgaço são como uma experiência de camping onde nada falta para o seu conforto e repouso. Os bungalows estão totalmente equipados para receber até 4 hóspedes, munidos de casa de banho privativa, kitchenette e sala de estar com mesa para refeições. No exterior há grelhadores e um amplo espaço verde, com o rio a correr, para gastar o tempo a seu bel-prazer. E com as Termas de Melgaço mesmo ao lado, ainda pode desfrutar dos benefícios de tratamentos termais para a sua saúde e bem-estar.

Hotel Castrum Villae

Na emblemática aldeia histórica de Castro Laboreiro, o Hotel Castrum Villae disponibiliza quartos de decoração simples muito funcionais e confortáveis a preços bastante competitivos. E não faltam espaços onde relaxar: na varanda do seu quarto, na sala de lazer (ate´pode dar umas tacadas de bilhar) ou a tomar um copo no bar ou no terraço do hotel.

Clique para ver mais opções de alojamento em Melgaço

Outros Passadiços em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.