Passadiço do Alamal: percurso mágico à beira Tejo

Passadiço do Alamal - Percurso Pedestre em Gavião

O concelho de Gavião, no distrito de Portalegre, guarda um dos maiores tesouros do interior de Portugal. Estamos a falar do Passadiço do Alamal, um dos percursos pedestres mais encantadores que pode fazer ao longo das margens do Tejo.

Passadiço do AlamalInfelizmente os violentos fogos que varreram Portugal em 2017 também não pouparam o concelho de Gavião, tendo o Passadiço do Alamal sido uma das suas grandes vítimas.

Mas temos boas notícias! Graças ao esforço da autarquia local, o Passadiço do Alamal foi completamente reconstruído e a primavera de 2019 marcou a sua reabertura ao público.

Passadiço do AlamalFoi a desculpa perfeita para regressarmos a um dos nossos cantinhos favoritos de Portugal. E podemos afiançar-lhe que o Passadiço do Alamal recuperou toda a sua glória voltando a ser uma autêntica fatia do paraíso à beira-rio plantada.

O Passadiço do Alamal pode não ter a imponência dos Passadiços do Paiva ou a extensão dos Passadiços de Aveiro, mas no que a beleza diz respeito, não lhes fica nada atrás.

O percurso tem início na vistosa Praia Fluvial do Alamal e término junto à Ponte de Belver. Ao longo dos cerca de 2 km que separam estes dois pontos, o Passadiço do Alamal segue sempre junto ao Tejo, bordejado por vegetação de um lado e pelas plácidas águas do rio do outro.

Pelo caminho somos brindados com idílicas paisagens sobre o rio Tejo e o altaneiro castelo de Belver, o secular guardião silencioso destas paragens.

E como o percurso é relativamente curto (pouco menos de 4 km, ida e volta), e praticamente não tem desníveis, torna-o acessível a todos sendo simplesmente perfeito para uma escapadinha na natureza em família. Como bónus, ainda pode desfrutar da bem cuidada Praia Fluvial do Alamal que, no verão, é ótima para dar uns valentes mergulhos no rio Tejo.

Por isso, pegue na sua mochila, junte a família ou amigos e parta à descoberta desta maravilha de Portugal. Acredite que é perfeita para recarregar baterias!

Dica VagaMundos: O Passadiço do Alamal está inserido no PR1 de Gavião “Arribas do Tejo”, um percurso pedestre de pequena rota que tem cerca de 15 km de extensão. Se procura um trilho um pouco mais desafiante, é uma excelente opção.

Outro trilho que recomendamos é o fantástico Trilho do Conhal, que fica no concelho vizinho de Nisa. Este percurso pedestre, com 14 km de extensão, permite subir às Portas de Rodão e observar de (muito) perto o voo silencioso dos grifos. Tem umas subidas rasgadinhas, mas vale mesmo a pena.

Na secção seguinte deste artigo encontra informação prática sobre o percurso, fotos ilustrativas do Passadiço do Alamal, o mapa do percurso, a altimetria e a rota GPS para download (não que seja preciso, visto que o percurso está super bem assinalado e é impossível perder-se).

Info prática sobre a Praia Fluvial do Alamal

Praia Fluvial do AlamalA Praia Fluvial do Alamal é vigiada durante a época balnear e conta com excelentes infraestruturas de apoio, como sejam casas de banho com chuveiros, parque de estacionamento e um bar onde pode almoçar ou simplesmente beber um copo. E se gostar de acampar também é possível, pois a praia tem uma área verde para o efeito.

A oferta de atividades da Praia Fluvial do Alamal não se resume a caminhadas e refrescantes mergulhos. Se gosta de navegar, também está no sítio certo, pois é possível alugar canoas, praticar ski aquático ou fazer um passeio de barco pelo rio Tejo.


Tem mais uns dias para a sua escapadinha na natureza? Então aproveite a sua passagem por esta região do rio Tejo e visite também a Praia Fluvial e a Cascata do Penedo Furado e a Aldeia Templária de Dornes


Passadiços do Alamal | Gavião: informação prática, fotografias, mapa e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Distância: 1,8 km (3,6 km ida e volta)

Circular: Não

Dificuldade Técnica: Fácil

Início: Praia Fluvial do Alamal

Fim: Ponte de Belver

Coordenadas GPS início Passadiço do Alamal: 39°29’17.1″N 7°58’01.8″W

O que levar:

  • Calçado e roupa adequada a caminhadas
  • Água e snacks
  • Chapéu, protetor solar e óculos de sol
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da sua caminhada
  • Se for no verão, não se esqueça do fato de banho e de uma toalha de praia
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo

Fotografias do Passadiço do Alamal | Gavião

Praia Fluvial do Alamal
Praia Fluvial do Alamal
Uma caminhada pelo Passadiço do Alamal é super relaxante
Uma pausa para desfrutar da vista
Natureza em perfeita simbiose com a obra do homem
Ponte de Belver

Mapa do Passadiço do Alamal e rota GPS


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do Passadiço do Alamal.

Altimetria do Passadiço do Alamal

Altimetria Passadiço do Alamal

Onde ficar a dormir

Alamal River Club

O melhor local para dormir na sua visita ao Passadiço do Alamal é o Alamal River Club. Fica localizado mesmo na Praia Fluvial do Alamal, os quartos são simples mas confortáveis e tem uma piscina deliciosa. O pequeno-almoço é usualmente pago à parte, mas tem uma excelente relação preço/qualidade.

Quinta do Belo

Se preferir ficar na vizinha localidade de Belver, espreite a Quinta do Belo. Fica pertinho do Castelo de Belver, oferece vistas fabulosas sobre o rio Tejo e tem piscina, campo de ténis e mesa de bilhar. O pequeno-almoço é igualmente excelente e já está incluído no preço do quarto.


Gosta de Escapadinhas na Natureza? Então não deixe de ler estas nossas sugestões de destinos para Turismo Rural


Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.