Gosta de uma boa caminhada e quer desfrutar de estonteantes vistas panorâmicas sobre o rio Tejo e o seu afluente rio Zêzere? Então, tem de ir percorrer o Trilho Panorâmico do Tejo, um dos mais recentes trilhos da região do Médio Tejo, em pleno centro de Portugal. Nós já o fomos percorrer e agora contamos-lhe tudo o que precisa de saber para o ir calcorrear!
Como o percurso é linear, e de forma a evitar fazer 21 km, terá de lidar com algumas questões logísticas. Mas não se preocupe que, mais abaixo neste artigo, já descomplicamos todo o processo.
O Trilho Panorâmico do Tejo desenvolve-se praticamente sempre ao longo da margem direita do Tejo, entre a Foz do Zêzere, em Constância, e Vila Nova da Barquinha. Esta rota ribeirinha já era utilizada pelos amantes de BTT da região, mas foi consideravelmente melhorada com a construção de passadiços, pontes e miradouros que permitem desfrutar, como nunca antes, de magníficas vistas panorâmicas sobre o rio Tejo.
E se pensa que o Trilho Panorâmico do Tejo é só paisagem, está muito enganado. Ao longo do percurso terá também a oportunidade de conhecer alguns dos monumentos mais emblemáticos do riquíssimo património histórico da região do Médio Tejo, como o Castelo Templário de Almourol, as ruínas do Convento de Nossa Senhora do Loreto e a histórica Igreja Matriz de Tancos.
Antes ou depois da caminhada, pode aproveitar ainda para visitar a encantadora vila-poema de Constância e relaxar no lindíssimo Parque de Escultura Contemporânea em Vila Nova da Barquinha, o nosso favorito dos parques ribeirinhos do Médio Tejo.
Como o Trilho Panorâmico do Tejo não apresenta dificuldades técnicas de maior, é uma excelente caminhada para se fazer em família, até porque a pode combinar com uma visita ao interessante Fluviário da Foz do Zêzere, que fica situado no início ou no final do percurso, dependendo de onde opte por iniciar a sua caminhada. Os miúdos vão adorar!
Para @ ajudar a planear a sua caminhada pelo Trilho Panorâmico do Tejo, nas secções seguintes deste artigo irá encontrar uma breve descrição do percurso pedestre (para que saiba ao que vai) informações e dicas práticas sobre o Trilho Panorâmico do Tejo, fotografias dos pontos mais emblemáticos do trilho, dicas de onde ficar a dormir e, ainda, o mapa e a rota GPS para download do Trilho Panorâmico do Tejo (Percurso Pedestre Constância – Almourol – Vila Nova da Barquinha).
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia completo para percorrer o Trilho Panorâmico do Tejo | Percurso Pedestre Constância – Castelo de Almourol – Vila Nova da Barquinha
- 1.1 Onde começar o Trilho Panorâmico do Tejo e como regressar ao ponto de partida do percurso pedestre?
- 1.2 Descrição do Trilho Panorâmico do Tejo: principais pontos de interesse do percurso pedestre Constância – Almourol – Vila Nova da Barquinha pelos passadiços e margem do Tejo
- 1.3 Quando ir percorrer o Trilho Panorâmico do Tejo?
- 1.4 O que levar?
- 2 Trilho Panorâmico do Tejo: informações e dicas práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)
- 3 O que visitar perto do Trilho Panorâmico do Tejo?
- 4 Onde ficar quando for percorrer o Trilho Panorâmico do Tejo? Sugestões de alojamento
- 5 Outros Trilhos em Portugal
Guia completo para percorrer o Trilho Panorâmico do Tejo | Percurso Pedestre Constância – Castelo de Almourol – Vila Nova da Barquinha
Onde começar o Trilho Panorâmico do Tejo e como regressar ao ponto de partida do percurso pedestre?
Como já referimos o Trilho Panorâmico do Tejo tem 10,5 km de extensão e desenvolve-se entre Constância e Vila Nova da Barquinha, mais concretamente entre o Centro Náutico de Constância/ Fluviário da Foz do Zêzere e o Parque de Escultura Contemporânea da Barquinha.
Como o percurso é linear, pode começar o trilho em qualquer um dos seus extremos, sendo que nós optamos por arrancar de Constância e terminar em Vila Nova da Barquinha.
Independentemente da sua opção terá de tratar das questões logísticas para regressar ao ponto de partida. A não ser que não se importe de regressar a pé, o que já implicará percorrer 21 km. Tempo e energia que, em nossa opinião, pode aproveitar para percorrer outro dos excelentes trilhos da região do Médio Tejo. No final do artigo partilhamos consigo os nossos favoritos caso ainda queira fazer mais alguma(s) caminhada(s).
Assumindo que não vai com dois carros (se assim for, basta estacionar um carro no final do percurso), as melhores opções para regressar ao ponto de partida do Trilho Panorâmico do Tejo são as seguintes:
- A opção menos cansativa é apanhar um táxi em Constância ou em Vila Nova da Barquinha até ao local onde deixou a sua viatura. Foi o que fizemos e pagamos 10€ pela viagem entre Vila Nova da Barquinha e Constância.
- A outra opção é apanhar um comboio entre a estação de Barquinha e Praia do Ribatejo. Se for sozinho, é a opção mais económica, mas implica caminhar aproximadamente 3 km, pois terá de ir a pé desde o Parque de Escultura Contemporânea à estação da Barquinha e da estação da Praia do Ribatejo até Constância.
Descrição do Trilho Panorâmico do Tejo: principais pontos de interesse do percurso pedestre Constância – Almourol – Vila Nova da Barquinha pelos passadiços e margem do Tejo
Como percorremos o Trilho Panorâmico do Tejo no sentido Constância – Vila Nova da Barquinha, vamos seguir essa ordem na descrição do percurso. Caso opte por iniciar o percurso pedestre na Barquinha e terminar em Constância, irá naturalmente passar pelos pontos de interesse do trilho pela ordem inversa.
Apesar do Trilho Panorâmico do Tejo arrancar do Fluviário da Foz do Zêzere, como dormimos de véspera em Constância, decidimos começar a caminhada do centro da vila, percorrendo a sua linda marginal ribeirinha e atravessando a cénica ponte de ferro sobre o rio Zêzere. Se fizer o mesmo, terá de somar sensivelmente mais 1 km ao percurso.
No primeiro troço do Trilho Panorâmico do Tejo propriamente dito, entre o Fluviário e a Foz do Zêzere, irá caminhar por um lindo bosque ribeirinho ao longo da margem direita do Zêzere, num misto de terra batida e passadiços de madeira.
Ao longo do percurso irá encontrar dois fantásticos miradouros (o último dos quais na Foz do Zêzere), onde será brindado com maravilhosas vistas sobre o rio Zêzere, a vila de Constância e o rio Tejo.
Neste troço poderá ainda ver o antigo cais da barca que outrora fazia a travessia do Zêzere entre Constância e a Praia do Ribatejo e os últimos vestígios do Castelo de Ozêzere. Em nossa opinião é uma das secções mais bonitas do Trilho Panorâmico do Tejo.
Após a Foz do Zêzere irá continuar a caminhar pelo bosque ribeirinho até chegar junto da imponente Ponte Ferroviária sobre Tejo, a primeira ponte ferroviária feita em Portugal por Eiffel.
Depois de passar por baixo da ponte o Trilho Panorâmico do Tejo irá conduzi-lo ao longo dos extensos areais do Tejo até ao Cais de Pai-Avô, uma pequena doca dos pescadores da Praia do Ribatejo.
Um pouco à frente irá encontrar a Fonte da Galiana e o seu lavadouro, uma das fontes mais antigas da Praia do Ribatejo. Infelizmente a água já não é potável, por isso nem considere reabastecer.
Entre a Fonte da Galiana e Almourol o Trilho Panorâmico do Tejo afasta-se mais do Tejo, seguindo muitas das vezes paralelo à linha de comboio e levando-o a atravessar longos troços bordejados de caniços (por vezes autênticos túneis de canas), e pequenos bosques de carvalhos, amieiros e freixos.
Este é uma das secções do trilho das quais menos gostamos e, se for com crianças, tenha especial cuidado junto da linha férrea, pois a mesma encontra-se em pleno funcionamento!
Após a estação de comboios de Almourol o Trilho Panorâmico do Tejo, volta a aproximar-se do rio que lhe dá o nome, seguindo por um misto de terra batida e cénicos passadiços de madeira até desembocar junto do monumental Castelo Templário de Almourol, não sem antes passar pelas ruínas do Convento de Loreto.
Arriscamo-nos mesmo a dizer que a aproximação ao Castelo de Almourol pelos passadiços é o ex-libris do Trilho Panorâmico do Tejo. As vistas sobre o enigmático e intrigante Castelo Templário, idilicamente situado numa pequena ilha do rio Tejo, são de cortar a respiração.
Por esta altura estará sensivelmente a meio do percurso do Trilho Panorâmico do Tejo, logo, aproveite para fazer uma pausa para repor forças enquanto admira o maravilhoso Castelo de Almourol e o seu ímpar enquadramento paisagístico.
Do Castelo de Almourol, o Trilho Panorâmico do Tejo avança, por um caminho repleto de enormes piteiras e catos selvagens, até à vila ribeirinha de Tancos. Ao longo do percurso continuará a ser brindado com soberbas vistas sobre o Tejo.
À entrada de Tancos terá de caminhar durante algumas dezenas de metros ao longo da movimentada Estrada Nacional N3. Tenha mesmo muito cuidado pois tem pontos em que praticamente não existe berma. Se for com crianças, não facilite rigorosamente nada. É um dos pontos do Trilho Panorâmico do Tejo que urge ser melhorado, de forma a garantir a segurança dos caminhantes!
Uma vez no cais de Tancos será brindado com mais uma linda vista sobre o Tejo, ainda com o Castelo de Almourol a marcar o horizonte. Na margem oposta irá vislumbrar o povoado ribeirinho de Arrepiado, pertencente ao concelho da Chamusca.
Logo ao lado do cais de Tancos irá encontrar um agradável jardim ribeirinho, perfeito para fazer mais uma pausa. Pode aproveitar ainda para visitar a Igreja Matriz de Tancos.
Entre Tancos e Vila Nova da Barquinha, a reta final da caminhada, o Trilho Panorâmico do Tejo volta a afastar-se do rio, seguindo maioritariamente por caminhos agrícolas. Não é propriamente um troço do trilho muito estimulante.
Já às portas de Vila Nova da Barquinha, o Trilho Panorâmico do Tejo volta a aproximar-se do rio e fecha em grande com a entrada no Parque de Escultura Contemporânea de Vila Nova da Barquinha.
Arte e verde marcaram aqui encontro e o resultado é um espaço de bem-estar e relax estupendo, um convite aberto para um prazenteiro picnic pós-caminhada, com o Tejo e as lezírias ribatejanas a marcarem o horizonte.
Por último, importa referir que, apesar do Trilho Panorâmico do Tejo estar globalmente bem sinalizado, tem alguns pontos em que a marcação gera algumas dúvidas, sobretudo na zona dos caniços entre a Praia do Ribatejo e Almourol.
Como tal, recomendamos que descarregue o track GPS que disponibilizamos abaixo e que o leve consigo no seu smartphone. É completamente grátis e assim tem a certeza que não se engana no caminho!
Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal
Quando ir percorrer o Trilho Panorâmico do Tejo?
O Trilho Panorâmico do Tejo pode ser percorridos em todas as estações, mas as melhores são sem dúvida a primavera e o outono.
O verão no Médio Tejo é, por norma, muito quente o que pode tornar a caminhada muito desconfortável, até porque a maior parte do traçado do Trilho Panorâmico do Tejo tem uma enorme exposição solar. Se for no verão, é imperativo evitar as horas de maior calor.
Se optar por ir no inverno, sugerimos vivamente que averigue junto das fontes oficiais se o trilho se encontra totalmente transitável, visto que o rio Tejo e o rio Zêzere podem alagar grande parte do percurso pedestre. Existe inclusivamente um traçado alternativo do Trilho Panorâmico do Tejo para o período das cheias. Mas não podemos assegurar que, ainda assim, esteja todo transitável.
O que levar?
- Mochila leve e confortável;
- Calçado adequado a caminhadas;
- Comida e bebida para fazer um belo dum picnic;
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar os melhores momentos da caminhada. O seu feed do instagram vai agradecer!
- Um saco para trazer o seu lixo consigo, inclusivamente o orgânico
Trilho Panorâmico do Tejo: informações e dicas práticas do percurso pedestre, mapa e track GPS para download (GPX e KLM)
Informação prática do Trilho Panorâmico do Tejo
- Distância: 10,5 km
- Circular: não
- Dificuldade Técnica: Fácil
- Local de Partida/Chegada: Fluviário da Foz do Zêzere/Centro Cultural de Vila Nova da Barquinha
Mapa do percurso pedestre Trilho Panorâmico do Tejo | Percurso Pedestre Constância – Castelo de Almourol – Vila Nova da Barquinha e rota GPS para download
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso pedestre Trilho Panorâmico do Tejo Constância – Almourol – Vila Nova da Barquinha.
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
O que visitar perto do Trilho Panorâmico do Tejo?
Se o Trilho Panorâmico do Tejo lhe souber a pouco, vai gostar de saber que o que não falta na região do Médio Tejo (e arredores) são bons percursos pedestres. Os nossos favoritos são o Trilho das Cascatas de Vila de Rei, o Trilho Vigia do Zêzere, os Passadiços do Penedo Furado/Trilho das Bafareiras, a Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo, os Passadiços do Alamal e o Trilho do Poço das Talhas.
Caso fique saciad@ de caminhadas sugerimos que parta à descoberta dos muitos encantos da região do Médio Tejo. À sua espera tem um enorme legado dos Templários, vilas e cidades medievais, o gigantesco lago azul da Albufeira de Castelo de Bode, encantadoras aldeias de xisto, paradisíacas cascatas e praias fluviais, cada uma mais bela que a outra.
Clique nos links abaixo para dicas e inspiração dos melhores destinos e trilhos do Médio Tejo:
- Roteiro para visitar o Médio Tejo
- Roteiro para visitar Abrantes
- Roteiro para visitar Ferreira do Zêzere
- Roteiro para visitar Vila de Rei
- Roteiro para visitar Tomar
- Passadiços do Alamal
- Passadiços do Penedo Furado/Trilho das Bufareiras
- Praias Fluviais da Albufeira de Castelo de Bode
- Rota das Pesqueiras e Lagoas do Tejo/Passadiços de Ortiga
- Trilho das Cascatas de Vila de Rei
- Trilho do Poço das Talhas | Rota da Queixoperra
- Trilho Vigia do Zêzere | Dornes
Onde ficar quando for percorrer o Trilho Panorâmico do Tejo? Sugestões de alojamento
Na mais recente visita a Constância, a Casinha do Tejo foi a eleita para umas noites de repouso entre caminhadas. E que abençoado repouso, a desfrutar daquele sossego que tanto apreciamos em Constância! Fomos tão bem recebidos e gostamos tanto de cada momento ali passado que não hesitamos em recomendar. A casa de férias é um apartamento duplex num edifício de arquitetura tradicional, frente ao Jardim do Fumeiro e a dois do passeio ribeirinho da Foz do Zêzere, com entrada independente a partir da Rua Cega. A casa está preparada para receber até 4 hóspedes e está super bem equipada.
Barquinha River House (Vila Nova da Barquinha)
A Barquinha River House resulta da reabilitação de algumas casas da vila, apresentando comodidades modernas, decoração contemporânea e mobiliário minimalista. A unidade hoteleira dispõe de 15 quartos muito confortáveis (twins e duplos, sendo um deles para pessoas com mobilidade condicionada). Todos os quartos possuem casa de banho privativa, TV com canais por cabo, ar-condicionado e Wi-Fi gratuito. Alguns com varanda. O pequeno almoço (soberbo!) está incluído.
Se não dispensa as comodidades dum hotel, em Abrantes encontra o melhor. O Luna Hotel Turismo é um boutique hotel de 4 estrelas, que após a profunda renovação, alia o estilo clássico ao moderno na perfeição. Apresenta uma ótima relação qualidade-preço e opções de meia-pensão e pensão completa. Apresenta quartos e suites privados muito confortáveis, espaçosos e climatizados. Tem piscina exterior e um restaurante com vistas sobre o rio Tejo.
Clique para ver mais opções de alojamento em perto do Trilho Panorâmico do Tejo
Outros Trilhos em Portugal
- Melhores Trilhos de Portugal
- Trilhos do Algarve
- Trilhos Bragança e PN Montesinho
- Trilhos da Costa Vicentina
- Trilhos do Gerês
- Trilhos e Levadas da Madeira
- Trilhos de São Miguel – Açores
- Trilhos da Serra da Arrábida
- Trilhos da Serra da Estrela
- Trilhos da Serra da Freita
- Trilhos da Serra da Lousã
- Trilhos da Serra de Sintra
- Trilhos do Vale do Guadiana
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!