Se gosta de uma boa caminhada na natureza e é fã de cascatas tem de ir percorrer o Trilho Rota da Queixoperra, cuja grande figura de cartaz é o deslumbrante Poço das Talhas, uma das mais belas cascatas de Mação. Nós já o fomos percorrer e agora partilhamos consigo tudo o que precisa de saber para ir desfrutar deste pedacinho do céu escondido no Centro de Portugal.
O desafiante Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação) arranca e termina na aldeia de Queixoperra e tem sensivelmente 12 km de extensão. Como já referimos a estrela mais brilhante do percurso pedestre é o Poço das Talhas, um geossítio cujo enquadramento paisagístico parece recortado de um livro de fantasias.
Neste cantinho da região do Médio Tejo, as águas de uma ribeira esculpiram a preceito as duras rochas criando uma sucessão de apaixonantes lagoas e quedas de água. E para compor na perfeição este maravilhoso quadro natural, há ainda duas antigas Azenhas de pedra completamente recuperadas (que são presentemente um núcleo museológico de entrada grátis), uma cénica ponte de pedra sobre a ribeira, socalcos escavados nos montes e levadas de água ainda em funcionamento. Vai ter de se beliscar para ter a certeza de que não foi teletransportado para um cenário de um filme.
Quer ir conhecer este cantinho mágico do concelho de Mação, mas percorrer os 12 km do Trilho Rota da Queixoperra parecem-lhe fruta a mais? Não se preocupe que temos uma boa solução para si. É certo que o acesso ao Poço das Talhas é exclusivamente pedestre, mas as cascatas e lagoas só distam aproximadamente 3,5 km da aldeia de Queixoperra (7 km ida e volta).
Ou seja, se o seu principal objetivo for apenas o de conhecer o Poço das Talhas e visitar as Azenhas só terá de percorrer o troço do trilho que o liga à aldeia. Perde a hipótese de conhecer mais um par de interessantes geossítios e de desfrutar das belas vistas do Miradouro Natural da Serra do Corvo, mas consegue poupar uns bons 5 km às pernas.
Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar o Poço das Talhas e percorrer o Trilho Rota da Queixoperra, incluindo um mapa interativo e track GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), muitas dicas práticas e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear a sua escapadinha na natureza.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Guia completo para visitar as Cascatas do Poço das Talhas | Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação)
- 2 Cascatas do Poço das Talhas e Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação): informações práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
- 3 O que visitar perto do Poço das Talhas?
- 4 Onde ficar a dormir perto das Cascatas do Poço das Talhas? Sugestões de alojamento
- 5 Outras Cascatas de Portugal
Guia completo para visitar as Cascatas do Poço das Talhas | Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação)
Onde ficam as Cascatas do Poço das Talhas | Mação?
Coordenadas GPS do Poço das Talhas:
Latitude: 39°32’35.2″N
Longitude: 8°04’00.1″W
Quando ir visitar as Cascatas do Poço das Talhas | Mação?
Em nossa opinião, a melhor altura para visitar o Poço das Talhas e percorrer o Trilho Rota da Queixoperra é entre março e junho, alturas em que, por norma, a ribeira tem um caudal maior, como tal, vai poder ver as quedas de água e as lagoas do Poço das Talhas em todo o seu esplendor.
Se optar por ir no verão, tenha em atenção que grande parte do percurso do Trilho Rota da Queixoperra tem uma elevada exposição solar pelo que deve evitar fazer a caminhada durante as horas de maior calor.
O que levar?
- Mochila leve e confortável;
- Comida e bebida para fazer um picnic (existem algumas mesas para tal junto ao Poço das Talhas). Não há cafés nem qualquer tipo de serviço de apoio no Poço das Talhas, nem ao longo do Trilho Rota da Queixoperra. Só mesmo na aldeia de Queixoperra é que vai encontrar serviços;
- Calçado adequado a caminhadas;
- Fato de banho (se for num dia de calor, claro está);
- Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
- Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza do centro de Portugal;
- E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com as paradisíacas cascatas e lagoas do Poço das Talhas.
Cascatas do Poço das Talhas e Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação): informações práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone
Informações práticas
- Distância: 12 km (7 km caso opte por fazer apenas o percurso linear entre Queixoperra e o Poço das Talhas)
- Circular: sim
- Dificuldade Técnica: Moderado/Difícil
- Local de Partida/Chegada: Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra
Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal
Mapa do percurso pedestre até às Cascatas do Poço das Talhas | Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação) e rota GPS para download
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso pedestre às Cascatas do Poço das Talhas | Mação
Download de ficheiro em formato KML para Google Earth
Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones
Altimetria do Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação)
O que visitar perto do Poço das Talhas?
Se gosta de caminhadas, aproveite a sua escapadinha para conhecer o Poço das Talhas e vá percorrer mais alguns percursos pedestres do concelho de Mação e arredores. Entre eles destacamos os vizinhos Passadiços de Ortiga, o fenomenal Trilho das Cascatas de Vila de Rei, o surpreendente Trilho Panorâmico do Tejo, os Passadiços do Alamal, os Passadiços do Penedo Furado e o Trilho da Barca d’Amieira, onde brilham os Passadiços de Nisa.
Caso fique saciad@ de caminhadas, sugerimos que parta à descoberta dos muitos encantos da região do Médio Tejo ou das vizinhas regiões da Beira Baixa e Alto Alentejo. À sua espera tem um enorme legado dos Templários, vilas e cidades medievais, o gigantesco lago azul da Albufeira de Castelo de Bode, encantadoras aldeias de xisto, paradisíacas cascatas e praias fluviais, cada uma mais bela que a outra.
Clique nos links abaixo para dicas e inspiração de cada um destes destinos:
- Passadiços do Alamal
- Passadiços de Ortiga
- Passadiços do Penedo Furado
- Praias Fluviais da Albufeira de Castelo de Bode
- Roteiro para visitar o Alto Alentejo
- Roteiro para visitar a Beira Baixa
- Roteiro para visitar o Médio Tejo
- Trilho da Barca d’Amieira
- Trilho das Cascatas de Vila de Rei
- Trilho Panorâmico do Tejo
Onde ficar a dormir perto das Cascatas do Poço das Talhas? Sugestões de alojamento
Se quiser combinar a visita às Cascatas do Poço das Talhas com a Praia Fluvial e os Passadiços do Alamal, a Quinta do Belo-Ver é o alojamento para si. Sinónimo de acolhimento e familiaridade, é um turismo rural despretensioso que recomendamos sem hesitar. Oferece alto conforto e comodidades modernas, limpeza e localização fantásticas. Fica a 6 km dos passadiços, pertinho do Castelo de Belver, oferece vistas fabulosas sobre o rio Tejo e tem piscina, campo de ténis e mesa de bilhar. O pequeno-almoço é soberbo e já está incluído no preço do quarto.
Para estar em sossego e sem pressas, A Tejada é um alojamento de Turismo Rural que nunca desilude. Na casa tradicional, há quartos confortáveis e limpos, todos com ar condicionado para temperar a gosto o ambiente já de si acolhedor. À chegada, a “Tia” Leonor trata logo de nos fazer sentir em casa – espere até saborear os miminhos ao pequeno almoço. Ah! Tem uma piscina, terraço ajardinado e pátio ideais para relaxar. A cereja do topo do bolo? É o lugar ideal onde ficar se quiser conhecer os fabulosos Passadiços de Ortiga pelas Pesqueiras e Lagoas do Tejo.
Se não dispensa as comodidades dum hotel, em Abrantes encontra o melhor. O Luna Hotel Turismo é um boutique hotel de 4 estrelas, que após a profunda renovação, alia o estilo clássico ao moderno na perfeição. Apresenta uma ótima relação qualidade-preço e opções de meia-pensão e pensão completa. Apresenta quartos e suites privados muito confortáveis, espaçosos e climatizados. Tem piscina exterior e um restaurante com vistas sobre o rio Tejo.
Clique para ver mais opções de alojamento perto do Poço das Talhas
Outras Cascatas de Portugal
- Cascatas mais bonitas de Portugal
- Norte: Cascatas mais bonitas do Norte de Portugal | Cascatas de Arcos de Valdevez | Cascatas de Bragança | Cascatas do Gerês | Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Cascatas da Serra d’Arga | Cascatas do Soajo | Cascatas do Laboreiro (Poças do Malho) | Cascata do Arado | Cascata da Candosa | Cascata Cela Cavalos | Cascata de Pincães | Cascata do Pincho | Cascata Portela do Homem | Cascata da Rajada | Cascata do Tahiti | Sete Lagoas do Gerês | Poço Azul
- Centro: Cascatas mais bonitas do Centro de Portugal | Cascatas de Cortes do Meio (Serra da Estrela) | Cascata da Cabreia | Cascata da Fórnea | Cascata da Pedra da Ferida | Cascata do Penedo Furado | Cascatas do Ocreza (Serra da Gardunha) | Cascatas de Vila de Rei | Poço Negro
- Lisboa: Cascatas de Sintra | Cascata do Boição
- Alentejo: Cascatas do Alentejo
- Algarve: Cascata do Pego do Inferno
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!