Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da Queixoperra

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da Queixoperra

Se gosta de uma boa caminhada na natureza e é fã de cascatas tem de ir percorrer o Trilho Rota da Queixoperra, cuja grande figura de cartaz é o deslumbrante Poço das Talhas, uma das mais belas cascatas de Mação. Nós já o fomos percorrer e agora partilhamos consigo tudo o que precisa de saber para ir desfrutar deste pedacinho do céu escondido no Centro de Portugal.

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da Queixoperra
Poço das Talhas, uma das cascatas mais bonitas de Mação

O desafiante Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação) arranca e termina na aldeia de Queixoperra e tem sensivelmente 12 km de extensão. Como já referimos a estrela mais brilhante do percurso pedestre é o Poço das Talhas, um geossítio cujo enquadramento paisagístico parece recortado de um livro de fantasias.

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da Queixoperra
Azenha do Poço das Talhas | Cascatas Mação

Neste cantinho da região do Médio Tejo, as águas de uma ribeira esculpiram a preceito as duras rochas criando uma sucessão de apaixonantes lagoas e quedas de água. E para compor na perfeição este maravilhoso quadro natural, há ainda duas antigas Azenhas de pedra completamente recuperadas (que são presentemente um núcleo museológico de entrada grátis), uma cénica ponte de pedra sobre a ribeira, socalcos escavados nos montes e levadas de água ainda em funcionamento. Vai ter de se beliscar para ter a certeza de que não foi teletransportado para um cenário de um filme.

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da QueixoperraQuer ir conhecer este cantinho mágico do concelho de Mação, mas percorrer os 12 km do Trilho Rota da Queixoperra parecem-lhe fruta a mais? Não se preocupe que temos uma boa solução para si. É certo que o acesso ao Poço das Talhas é exclusivamente pedestre, mas as cascatas e lagoas só distam aproximadamente 3,5 km da aldeia de Queixoperra (7 km ida e volta).

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da Queixoperra
Levada no Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação)

Ou seja, se o seu principal objetivo for apenas o de conhecer o Poço das Talhas e visitar as Azenhas só terá de percorrer o troço do trilho que o liga à aldeia. Perde a hipótese de conhecer mais um par de interessantes geossítios e de desfrutar das belas vistas do Miradouro Natural da Serra do Corvo, mas consegue poupar uns bons 5 km às pernas.

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da Queixoperra
Ponte de Pedra do Poço das Talhas | Cascatas Mação

Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar o Poço das Talhas e percorrer o Trilho Rota da Queixoperra, incluindo um mapa interativo e track GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), muitas dicas práticas e várias sugestões de alojamento para o ajudar a planear a sua escapadinha na natureza.

Na preparação da sua viagem para visitar o Poço das Talhas e percorrer o Trilho Rota da Queixoperra, sugerimos que leia também o nosso roteiro para visitar a região do Médio Tejo.

Guia completo para visitar as Cascatas do Poço das Talhas | Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação)

Onde ficam as Cascatas do Poço das Talhas | Mação?

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da QueixoperraComo já referimos, as cascatas e lagoas do Poço das Talhas ficam localizadas num recôndito e escarpado vale na imediação da aldeia de Queixoperra, no concelho de Mação. Abaixo pode ver as coordenadas com a localização exata do Poço das Talhas.

Coordenadas GPS do Poço das Talhas:
Latitude: 39°32’35.2″N
Longitude: 8°04’00.1″W

Quando ir visitar as Cascatas do Poço das Talhas | Mação?

Poço das Talhas, uma das mais belas Cascatas de Mação | Trilho Rota da QueixoperraEm nossa opinião, a melhor altura para visitar o Poço das Talhas e percorrer o Trilho Rota da Queixoperra é entre março e junho, alturas em que, por norma, a ribeira tem um caudal maior, como tal, vai poder ver as quedas de água e as lagoas do Poço das Talhas em todo o seu esplendor.

Ponte sobre a Ribeira no Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação)

Se optar por ir no verão, tenha em atenção que grande parte do percurso do Trilho Rota da Queixoperra tem uma elevada exposição solar pelo que deve evitar fazer a caminhada durante as horas de maior calor.

O que levar?

  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic (existem algumas mesas para tal junto ao Poço das Talhas). Não há cafés nem qualquer tipo de serviço de apoio no Poço das Talhas, nem ao longo do Trilho Rota da Queixoperra. Só mesmo na aldeia de Queixoperra é que vai encontrar serviços;
  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Fato de banho (se for num dia de calor, claro está);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza do centro de Portugal;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com as paradisíacas cascatas e lagoas do Poço das Talhas.

Cascatas do Poço das Talhas e Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação): informações práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Informações práticas

  • Distância: 12 km (7 km caso opte por fazer apenas o percurso linear entre Queixoperra e o Poço das Talhas)
  • Circular: sim
  • Dificuldade Técnica: Moderado/Difícil
  • Local de Partida/Chegada: Centro Recreativo e Cultural de Queixoperra

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Mapa do percurso pedestre até às Cascatas do Poço das Talhas | Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação) e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso pedestre às Cascatas do Poço das Talhas | Mação 

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Altimetria do Trilho Rota da Queixoperra (PR5 Mação)

O que visitar perto do Poço das Talhas?

Trilho das Cascatas de Vila de Rei

Se gosta de caminhadas, aproveite a sua escapadinha para conhecer o Poço das Talhas e vá percorrer mais alguns percursos pedestres do concelho de Mação e arredores. Entre eles destacamos os vizinhos Passadiços de Ortiga, o fenomenal Trilho das Cascatas de Vila de Rei, o surpreendente Trilho Panorâmico do Tejo, os Passadiços do Alamal, os Passadiços do Penedo Furado e o Trilho da Barca d’Amieira, onde brilham os Passadiços de Nisa.

Castelo Templário de Almourol

Caso fique saciad@ de caminhadas, sugerimos que parta à descoberta dos muitos encantos da região do Médio Tejo ou das vizinhas regiões da Beira Baixa e Alto Alentejo. À sua espera tem um enorme legado dos Templários, vilas e cidades medievais, o gigantesco lago azul da Albufeira de Castelo de Bode, encantadoras aldeias de xisto, paradisíacas cascatas e praias fluviais, cada uma mais bela que a outra.

Clique nos links abaixo para dicas e inspiração de cada um destes destinos:

Onde ficar a dormir perto das Cascatas do Poço das Talhas? Sugestões de alojamento

Quinta do Belo-Ver (Belver)

Se quiser combinar a visita às Cascatas do Poço das Talhas com a Praia Fluvial e os Passadiços do Alamal, a Quinta do Belo-Ver é o alojamento para si. Sinónimo de acolhimento e familiaridade, é um turismo rural despretensioso que recomendamos sem hesitar. Oferece alto conforto e comodidades modernas, limpeza e localização fantásticas. Fica a 6 km dos passadiços, pertinho do Castelo de Belver, oferece vistas fabulosas sobre o rio Tejo e tem piscina, campo de ténis e mesa de bilhar. O pequeno-almoço é soberbo e já está incluído no preço do quarto.

A Tejada (Ortiga)

Para estar em sossego e sem pressas, A Tejada é um alojamento de Turismo Rural que nunca desilude. Na casa tradicional, há quartos confortáveis e limpos, todos com ar condicionado para temperar a gosto o ambiente já de si acolhedor. À chegada, a “Tia” Leonor trata logo de nos fazer sentir em casa – espere até saborear os miminhos ao pequeno almoço. Ah! Tem uma piscina, terraço ajardinado e pátio ideais para relaxar. A cereja do topo do bolo? É o lugar ideal onde ficar se quiser conhecer os fabulosos Passadiços de Ortiga pelas Pesqueiras e Lagoas do Tejo.

Luna Hotel Turismo (Abrantes)

Se não dispensa as comodidades dum hotel, em Abrantes encontra o melhor. O Luna Hotel Turismo é um boutique hotel de 4 estrelas, que após a profunda renovação, alia o estilo clássico ao moderno na perfeição. Apresenta uma ótima relação qualidade-preço e opções de meia-pensão e pensão completa. Apresenta quartos e suites privados muito confortáveis, espaçosos e climatizados. Tem piscina exterior e um restaurante com vistas sobre o rio Tejo.

Clique para ver mais opções de alojamento perto do Poço das Talhas

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.