Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca

Hoje vamos desafia-l@ a partir à descoberta das cascatas e lagoas mais bonitas do Lindoso e da Serra Amarela, no concelho de Ponte da Barca. Em todas elas irá sentir uma conexão ímpar com a natureza e ser brindado com paisagens naturais simplesmente esmagadoras.

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca
Poço da Carcerelha – Cascatas e Lagoas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca

O Lindoso é sobejamente conhecido pelo seu altaneiro castelo e por ter o maior conjunto de espigueiros da Península Ibérica. Mas o que muitos desconhecem é que bem pertinho desta aldeia histórica do Gerês, em plena Serra Amarela, escondem-se algumas das cascatas e lagoas mais surpreendentes (e desconhecidas) do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca
Trilho do Poço da Gola – Cascatas e Lagoas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca

Como é de praxe nesta região serrana, as cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela nem sempre estão à mão de semear. Sendo verdade que algumas estão praticamente à beira da estrada, para ir conhecer as mais recônditas (e dar uns refrescantes mergulhos), terá de trocar os chinelos flip-flop pelas botas de caminhada e dar um bom bocado à perna por entre os frondosos bosques e vales do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Lagoa de Chão d’Além – Cascatas e Lagoas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca

Por isso mesmo, para além de lhe mostrarmos as cascatas e lagoas mais bonitas do Lindoso e da Serra Amarela, nas secções seguintes deste artigo vamos também partilhar consigo toda a informação que precisa para dar com todas elas. Só lhe fica a faltar colocar a mochila às costas e partir à descoberta destes cantinhos paradisíacos do concelho de Ponte da Barca.

Cascatas e Lagoas do Lindoso e da Serra Amarela: saiba como ir aos poços e cascatas mais bonitos (e secretos) de Ponte da Barca

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca
Poço Negro de Ermida – Cascatas e Lagoas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca

Para além de uma breve descrição das cascatas e lagoas mais bonitas do Lindoso e da Serra Amarela, neste artigo encontra também um mapa interativo com a localização das cascatas e lagoas da Serra do Lindoso e da Serra Amarela, toda a informação prática que precisa para dar com elas e várias sugestões de alojamentos para ficar a dormir quando for visitar as cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela.

Por último, queremos alertar, uma vez mais, que para conhecer uma grande parte das cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela presentes neste artigo, terá de percorrer alguns pequenos trilhos pedestres.

A maioria deles são pouco exigentes e encontram-se bem sinalizados. Contudo, há alguns, digamos, um pouco mais selvagens e desprovidos de qualquer sinalização. Nesses casos, disponibilizamos a rota / track GPS para download em formato GPS / KML para usar no seu aparelho GPS, smartphone ou Google Earth. Não queremos que se perca em busca das cascatas e lagoas mais bonitas do Lindoso e da Serra Amarela!

Cascata do Poço da Gola

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da BarcaA dois passos da aldeia histórica de Lindoso, esconde-se uma das nossas cascatas e lagoas favoritas do Lindoso e da Serra Amarela: o Poço da Gola. Ok, na verdade é um bocadinho mais que dois passos, mas isso são meros detalhes quando tem à sua espera uma autêntica fatia do paraíso do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Imagine uma lagoa estupenda, alimentada pelas cristalinas águas do ribeiro de Mulas e do rio da Ponte, uma esplendorosa cascata, uma cénica ponte e apaixonantes cursos de água onde pontificam os históricos Moinhos de Água e já fica com uma boa ideia do cenário idílico que vai encontrar quando visitar o Poço da Gola. Não é à toa que o consideramos uma das melhores cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela.

Como ir ao Poço da Gola

O Poço da Gola fica situado nas imediações da pequena localidade de Parada, no Lindoso. A maneira mais fácil de ir visitar esta magnífica lagoa do Parque Nacional da Peneda-Gerês é estacionar o carro junto ao Café Restaurante Mó e seguir a pé por um curto trilho (600 metros ida e volta) que arranca junto à ponte vizinha. Para consultar o ponto de partida do trilho que conduz ao Poço Gola (e respetivo percurso) nada como descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Coordenadas GPS das Lagoa Poço da Gola

Latitude: 41°51’28.6″N
Longitude: 8°13’21.9″W

Lagoa de Chão d’Além

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da BarcaUma das melhores lagoas do Lindoso e da Serra Amarela para ir com crianças é a Lagoa de Chão d’Além. Esta lagoa do concelho de Ponte da Barca é alimentada pelas águas do puríssimo Rio Froufe e, para a ir visitar, só terá de fazer uma curta (e fácil) caminhada de pouco mais de 300 metros (600 metros ida e volta).

À sua espera tem não só uma maravilhosa e larga lagoa, excelente para uns refrescantes mergulhos, mas também uma série de rochas super polidas, perfeitas para estender a toalha e fazer um picnic. E se gosta de explorar pode sempre fazer uma pequena caminhada pelas margens do rio Froufe, onde irá encontrar mais de uma mão cheia de pequenas lagoas e quedas de água, onde pode ir a banhos rodead@ de natureza no seu estado mais puro.

Como ir à Lagoa de Chão d’Além

O início do trilho que conduz à Lagoa de Chão de Além está localizado mesmo ao lado da estrada N203, imediatamente após atravessar as pontes sobre o Rio Tamente e o Rio Froufe (que engrossam o Rio Lima na Albufeira da Barragem de Touvedo), perto de Entre Ambos os Rios. O local está assinalado com uma pequena placa e o trilho é super fácil de seguir, mas para ter a localização exata, nada como descarregar o track GPS que disponibilizamos abaixo.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Coordenadas GPS da Lagoa de Chão d’Além

Latitude: 41°49’20.8″N
Longitude: 8°18’40.6″W

Poço de Froufe

O Poço do Froufe é outra das nossas lagoas de eleição do Lindoso e Serra Amarela. Como o próprio nome indica fica situada no rio Froufe e, à imagem da Lagoa de Chão d’Além, é igualmente perfeito para ir com crianças pequenas. Apesar de estar praticamente à beira da estrada, tem um enquadramento paisagístico estupendo. Encontra-se inserido num frondoso bosque de carvalhos, que não só são um regalo para os olhos, como são garantia de excelentes sombras para aqueles dias escaldantes de verão.

Como ir ao Poço de Froufe

O Poço de Froufe é a lagoa com o acesso mais fácil da nossa seleção das melhores cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela. Como já referimos fica praticamente ao lado da estrada, junto à ponte da aldeia de Froufe, e o local encontra-se assinalado com uma pequena placa. Neste caso, é canja dar com o paraíso!

Coordenadas GPS do Poço de Froufe

Latitude: 41°49’18.8″N
Longitude: 8°18’04.3″W

Cascata do Poço da Baraceira

Se gosta de um bom desafio e quiser conhecer uma das cascatas mais bonitas da região do Lindoso e Serra Amarela, não hesite em ir visitar a Cascata do Poço da Baraceira. Esta maravilhosa queda de água fica bem escondidinha no escarpado vale por onde corre o rio Carcerelha, inserida um ambiente completamente selvagem. O acesso requer um misto de dotes de escuteiro com skills de cabra montanhesa, mas quando lhe botar os olhos em cima vai dar muito por bem empregue cada gotinha de suor, e um ou outro arranhão. É um pedacinho do céu!

Como ir à Cascata do Poço da Baraceira

O início do trilho que conduz à Cascata do Poço da Baraceira fica ao lado da cénica estrada CM1349, que liga a aldeia de Lourido à Ermida. O percurso pedestre tem sensivelmente 700 metros (1,4 km ida e volta), mas não se deixe enganar pela distância, que a caminhada está (muito) longe de ser um passeio no parque. Vá a contar com muito mato e, caso queira descer à base da cascata, com pedras escorregadias como manteiga. Nem pense em levar crianças a esta cascata da região do Lindoso e Serra Amarela!

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

Coordenadas GPS da Cascata do Poço da Baraceira

Latitude: 41°49’10.7″N
Longitude: 8°16’12.9″W

Cascata do Poço da Carcerelha

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da BarcaA Cascata do Poço da Carcerelha é outra que tem lugar cativo na nossa lista das melhores cascatas do Lindoso e Serra Amarela. Também fica situada no maravilhoso vale do rio Carcerelha e, ao contrário da sua vizinha Cascata do Poço da Baraceira, pode ser avistada da estrada CM1349.

Contudo, se a quiser ver de perto e dar um mergulho na sua idílica lagoa, a conversa já é outra. Nesse caso terá de fazer, uma vez mais, um bocadinho de corta mato e de superar as escorregadias pedras que rodeiam a base da cascata. Nada que um audaz espírito de explorador, uns bons aquashoes e muita cautela não resolvam!

Como ir à Cascata do Poço da Carcerelha

Como já referimos a Cascata do Poço da Carcerelha está localizada ao lado da CM1349, sendo perfeitamente visível da estrada (sobretudo a primeira delas). Existe inclusivamente uma placa a indicar o início do trilho que conduz à base da cascata. O trilho é curto e fácil de seguir (cerca de 500 metros ida e volta) mas está longe de ser canja, pois é preciso superar uma empinada encosta, com bastante vegetação e pedras escorregadias. Vá com muita cautela!

Coordenadas GPS da Cascata do Poço da Carcerelha

Latitude: 41°48’44.4″N
Longitude: 8°15’42.7″W

Cascata do Poço Negro e Cascata da Ermida

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da BarcaA Cascata do Poço Negro e Cascata da Ermida são praticamente vizinhas da Cascata da Carcerelha. Ficam também elas junto à estrada CM1349, mesmo ao lado da ponte sobre o rio Carcerelha e, para além da beleza das quedas de água, ambas formam duas maravilhosas lagoas, perfeitas para ir a banhos nos dias quentes de verão. A da Cascata do Poço Negro então é mesmo divinal. Nem pestanejamos na hora de as incluir na nossa lista das mais belas cascatas do Lindoso e Serra Amarela!

Como ir à Cascata do Poço Negro e Cascata da Ermida

A Cascata da Ermida é visível da estrada mas para ver a Cascata do Poço Negro terá mesmo de descer, uma vez mais, o empinado vale do rio Carcerelha. O início do trilho está bem sinalizado e a caminhada é mesmo muito curta. Contudo tenha muito cuidado na descida pois tem um forte declive e muitas pedras escorregadias. Para ir a banhos é imprescindível uns bons aquashoes.

Coordenadas GPS da Cascata do Poço Negro e Cascata da Ermida

Latitude: 41°48’42.4″N
Longitude: 8°15’32.1″W

O que levar quando for visitar as Cascatas e Lagoas do Lindoso e da Serra Amarela?

Cascatas do Lindoso e Serra Amarela | Ponte da Barca

  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Calçado aquático (para, no caso de ir a banhos, evitar escorregar e magoar os pés);
  • Fato de banho e toalha de banho (de preferência em microfibra, pois são super compactas, leves e de secagem rápida);
  • Mochila leve e confortável;
  • Comida e bebida para fazer um picnic no meio da natureza (nenhuma das cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela conta com qualquer tipo de serviço de apoio);
  • Protetor solar, óculos de sol e chapéu;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita às cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico. A visão de restos de comida não joga lá muito bem com as paradisíacas cascatas e lagoas do Lindoso e da Serra Amarela. Estamos confiantes que concorda connosco!
Se é fã de cascatas, clique para ler o nosso artigo das Cascatas mais bonitas de Portugal.

Mapa da localização das Cascatas e Lagoas do Lindoso e da Serra Amarela | Ponte da Barca


Clique no canto superior direito para aumenta o mapa a localização das Cascatas e Lagoas do Lindoso e da Serra Amarela | Ponte da Barca.

Onde ficar a dormir quando for visitar as Cascatas e Lagoas do Lindoso e da Serra Amarela? Sugestões de alojamento

A aldeia de Entre Ambos os Rios (e arredores) é a melhor aposta para ficar a dormir quando for visitar as cascatas e lagoas do Lindoso e Serra Amarela, pois é a que fica mais equidistante das cascatas do concelho de Ponte da Barca que referimos neste artigo.

Em Entre Ambos os Rios encontra bons alojamentos de turismo rural, mas, se pretender ir na época alta do verão, prepare-se para preços algo picantes, fruto das altíssimas taxas de ocupação. Escusado será dizer que é altamente recomendável que reserve com antecedência.

Como alternativa pode sempre ficar em Ponte da Barca (e arredores), onde já encontra uma oferta de alojamentos bem mais completa.

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos para montar base numa viagem para visitar as cascatas e lagoas do Lindoso e Serra Amarela – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Casinhas da Levada (Entre Ambos os Rios)

Em Sobredo, uma aldeia autêntica do Gerês, as rústicas Casinhas da Levada têm tudo o que se precisa. É chegar e aconchegar-se. A cestinha do pequeno almoço já estará, muito provavelmente, à sua espera. Há carinho nestas casinhas. Desde que foram pensadas pela Catarina e pelo Sérgio (o jovem casal anfitrião que não esconde a paixão pelo Minho) para receber os hóspedes que buscam a paz e pacatez duma aldeia serrana do Gerês. Em sintonia com a água da levada a preencher o silêncio.

Cerca dos Passais (Entre Ambos os Rios)

De fora, Cerca dos Passais dá ares de casa senhorial. Lá dentro, sentimo-nos senhores do tempo e do descanso. As casas (acolhem de 4 a 12 pessoas) são espantosamente modernas. Ao mesmo nível, para casais há quartos duplos com casa de banho privada e uma suite com kitchenette. Na piscina exterior, a olhar para uma panorâmica soberba da serra, temos a certeza de ter encontrado um cantinho no paraíso.

Olhares do Lobo (Entre Ambos os Rios)

Estreamos o restaurante após o facelift e agora fomos estrear os quartos. Olhares do Lobo é o rebrand dum “velho conhecido”, às portas da aldeia de Tamente, que nos fazia salivar. Agora faz-nos sonhar com os serões na varanda-terraço a olhar para o “lago”: o rio Lima acalmado pela Barragem de Touvedo. Os novíssimos quartos privados são espaçosos, super confortáveis e modernos, irrepreensivelmente limpos. Com o usual acolhimento fora de série.

Hotel Fonte Velha (Ponte da Barca)

No sossego da vila de Ponte da Barca, encontra outro nível de bem-estar, conforto e refinamento no Hotel Fonte Velha. A mansão secular foi remodelada para receber hóspedes com todas as comodidades exigidas presentemente, com categoria e qualidade. O conforto e limpeza dos quartos insonorizados e aclimatizados é cinco estrelas. Usufrua do terraço do jardim para banhos de sol, ou da mesa de bilhar no bar para fugir da chuva.

Hotel Os Poetas (Ponte da Barca)

Com preços mais simpáticos e um acolhimento familiar, o clássico Hotel Os Poetas é um velho conhecido dos visitantes de Ponte da Barca. As instalações são super práticas, com um ambiente acolhedor, de aconchego intimista regido por uma decoração moderna de bom gosto. Mais do que cumpre para um hotel de 2 estrelas.

Clique para ver mais opções de alojamento perto das Cascatas do Lindoso e Serra Amarela

Outras Cascatas em Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.