Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros esconde uma miríade de maravilhas naturais. Uma das mais cintilantes deste parque natural do Centro de Portugal é a surpreendente Cascata da Fórnea, que depois de umas valentes chuvadas surge, quase por magia, no coração da Fórnea, um imponente anfiteatro natural com cerca de 500 metros de diâmetro e 250 metros de altura. Para a ir conhecer terá de esperar que chova e fazer uma pequena caminhada, apta para toda a família.

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros
Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros

A Cascata da Fórnea fica localizada mesmo no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, sendo alimentada pelo Ribeiro da Fórnea, que por sua vez brota da gruta da Cova da Velha, onde se encontra uma nascente natural que tem água quase o ano inteiro. No entanto, devido ao subsolo calcário a água infiltra-se no solo com muita facilidade, ou seja circula por galerias subterrâneas ao invés de circular pela superfície. Daí que só seja possível ver a Cascata da Fórnea em todo o seu esplendor após dias de bastante pluviosidade.

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros
Anfiteatro natural onde se esconde a Cascata da Fórnea

O percurso pedestre que conduz à Cascata da Fórnea arranca junto ao Café da Bica na aldeia de Alcaria, concelho de Porto de Mós, e desenvolve-se ao longo do maravilhoso anfiteatro natural da Fórnea, uma depressão com largos milhões de anos que remonta aos tempos jurássicos, situada entre Chão das Pias e Alcaria.

Trilho da Cascata da Fórnea

O percurso até à Cascata da Fórnea tem somente 3 km de extensão (ida e volta) e como não apresenta desníveis de relevo é apto para se percorrer mesmo com crianças relativamente pequenas.

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros
Trilho da Cascata da Fórnea até à Cova da Velha

Contudo, sugerimos que não se fique apenas pela queda de água e que suba até à Cova da Velha. Isto se não for com crianças. Pois apesar da Cascata da Fórnea distar de somente 1 km da gruta (ida e volta) não é propriamente um passeio. A subida é bem rasgadinha, tem muita pedra solta e torna-se extremamente escorregadia com humidade. No entanto, o esforço da subida (e posterior descida) é bem recompensado, não só pela visão da nascente, mas sobretudo pelas soberbas vistas sobre o anfiteatro da Fórnea.

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros
Nascente Cova da Velha

Nas secções seguintes deste artigo encontrará toda a informação que precisa para ir visitar a Cascata da Fórnea, incluindo mapa interativo e track GPS (que pode descarregar gratuitamente e levar consigo no seu smartphone), muitas dicas práticas e várias sugestões de passeios para combinar com a visita à Cascata da Fórnea, para que tenha uma escapadinha na natureza perfeita.

Na preparação da sua viagem à Cascata da Fórnea, sugerimos que leia também o nosso roteiro para visitar o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros.

Guia completo para visitar a Cascata da Fórnea | Serra de Aire e Candeeiros

Onde fica a Cascata da Fórnea?

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros
Topo da Fórnea

Como já referimos, a Cascata da Fórnea fica localizada no Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, mais concretamente no anfiteatro natural da Fórnea, junto à aldeia de Alcaria, no concelho de Porto de Mós. Abaixo pode ver as coordenadas com a localização exata da Cascata da Fórnea.

Coordenadas GPS da Cascata da Fórnea

  • Latitude: 39°33’36.9″N
  • Longitude: 8°48’07.1″W

Quando ir visitar a Cascata da Fórnea?

Por norma os melhores meses para visitar a Cascata da Fórnea são entre novembro e abril, os meses com maior pluviosidade do ano. Como já referimos, devido ao solo calcário, a Cascata da Fórnea é muito efémera, logo, a melhor estratégia é estar atento às condições meteorológicas da região e, após uns dias de intensa pluviosidade, ir logo a correr. Por norma, mesmo depois de valentes chuvas, numa semana ou duas a água infiltra-se toda.

O que levar?

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros

  • Mochila leve e confortável;
  • Calçado adequado a caminhadas;
  • Capa de chuva ou impermeável, pois o mais certo é visitar a Cascata da Fórnea num dia a prometer chuva;
  • Uma máquina fotográfica ou um smartphone para registar para a posteridade a sua visita a esta maravilha da natureza do Centro de Portugal;
  • E o mais importante: um saco para trazer consigo o seu lixo, inclusivamente o orgânico.

Trilho da Cascata da Fórnea | PR6 Porto de Mós – Serra de Aire e Candeeiros: informações práticas sobre o percurso pedestre, mapa, e download/descarga de ficheiros em formato GPX / KML para Google Earth, GPS e Smartphone

Trilho Cascata da Fórnea | Serras de Aire e Candeeiros

Informações práticas

  • Distância: 2 km (4 km ida e volta supondo que sobe até à Cova da Velha)
  • Circular: não
  • Dificuldade Técnica: Fácil (moderada no troço da subida à Cova da Velha)
  • Local de Partida/Chegada: Café da Bica em Alcaria

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata da Fórnea e rota GPS para download


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do percurso pedestre Trilho da Cascata da Fórnea.

Download de ficheiro em formato KML para Google Earth

Download de ficheiro em formato GPX para GPS e Smartphones

O que visitar perto da Cascata da Fórnea?

Algar da Cerejeira, um dos segredos mais bem guardados do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Visitar a Cascata da Fórnea é a desculpa perfeita para partir à descoberta do extraordinário Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, onde irá encontrar um majestoso relevo cárstico, moinhos encavalitados nos serrados, milenares pegadas de dinossauros, surpreendentes lagos e nascentes e uma mão cheia de grutas mágicas, entre elas as famosas Grutas de Mira de Aire, uma das 7 Maravilhas de Portugal. E claro, não faltam bons trilhos para esticar as pernas, até porque se é amante de caminhadas, o mais certo é o Trilho da Cascata da Fórnea lhe saber a pouco.

Castelo de Porto de Mós

Aproveite também para visitar Porto de Mós, cujo principal highlight é o seu singular castelo, um dos cinco castelos com traça palaciana em Portugal. Para além da visita ao castelo recomendamos ainda um passeio pelo castiço centro histórico da vila de onde se destacam a Igreja de São João e São Pedro e a Ermida de Santo António, com uma das melhores vistas para o Castelo de Porto de Mós. E se gosta de caminhadas não deixe de ir percorrer a Ecopista de Porto de Mós.

Mosteiro da Batalha

Caso queira esticar a sua escapadinha a esta encantadora região do Centro de Portugal pode aproveitar para visitar os concelhos vizinhos de Alcobaça, Batalha, e Ourém. Clique nos links abaixo para dicas e inspiração de cada um destes destinos:

Onde ficar a dormir quando for percorrer o Trilho da Cascata da Fórnea? Sugestões de alojamento

Cooking and Nature (Alvados)

Mesmo no coração do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, com uma vista-serra invejável, o Cooking and Nature é um design hotel que nos envolve de verde, de tranquilidade e de bem-estar. Com piscinas exteriores, complementadas pelos Banhos De Aire de água aquecida no interior, facilmente se entrega ao conforto soberbo dos seus quartos temáticos, de decoração moderna e individualizada, com janelas do chão ao teto para se sentir em comunhão com a natureza. O pequeno almoço é algo entre o soberbo e o divino

The Nest (Alvados)

The Nest é um petit hotel de turismo de natureza, descontraído e simultaneamente intimista. Os cenários naturais entram porta dentro onde a madeira usada na decoração e revestimentos é omnipresente, conferindo de imediato um ambiente aconchegante e acolhedor. Os quartos duplos são elegantes e simples. Todos estão decorados com cores harmoniosas, incluem uma casa de banho privativa, televisão e sofá-cama. Os apartamentos de decoração simples e clean têm uma kitchenette equipada. O fabuloso pequeno almoço (incluído) é-lhe entregue à porta, numa cesta e com um sorriso. Há ainda uma piscina exterior, com deck de madeira perfeita para relaxar depois de percorrer o trilho da Cascata da Fórnea.

Noz Por Cá (Alcaria)

Se há alojamento que materializa o sonho “da casa longe de casa”, é o Noz Por Cá. O “renascimento” de casas degradadas deu lugar a um turismo em espaço rural com capacidade para 10 pessoas. Tranquilidade e aconchego num ambiente acolhedor habitado pelo bom gosto na decoração estilo rústico-requintado. Quer opte pelo quarto ou suite, todos têm casa de banho privativa, decoração personalizada e elevado conforto. Os detalhes vintage são preciosos. O pequeno almoço é de exceção e supera as expetativas. Tem uma cozinha à disposição dos hóspedes, e uma sala de estar e pátio interior como áreas comuns.

Clique para ver mais opções de alojamento perto da Cascata da Fórnea

Outras Cascatas de Portugal

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.