Visitar Bucareste: roteiro de 2 dias com o que ver e fazer

Visitar Budapeste Roteiro

Muito mais do que uma capital, visitar Bucareste é entrar num mundo que se renova a cada dia mantendo viva a memória de outros tempos. A capital da Roménia está em ascensão e não tardará muito a constar de todas as listas de melhores destinos de viagem dentre as capitais europeias. A arquitetura única e a atmosfera vintage despertam o charme da velha Bucareste e deambular pelas suas ruas equivale a uma viagem no tempo. É o que lhe propomos neste roteiro de Bucareste.

Porquê visitar Bucareste?

visitar-bucareste-roteiro-2-dias

Tivemos oportunidade de visitar Bucareste novamente numa presstrip com mais 50 bloggers, vloggers, fotógrafos e infuencidadores pela mão do promotor turístico ExperienceBucharest.

visitar-bucareste-romenia-roteiro-de-2-diasA primeira vez que fomos visitar Bucareste, há mais duma década, demos com uma cidade ainda cinzenta e abatida, mas vimos-lhe um tremendo potencial que estava desaproveitado.

visitar-bucareste-roteiro-2-diasOs acontecimentos sangrentos da Revolução de Dezembro de 1989, que levaram à queda do regime comunista liderado pelo megalómano Ceausescu, ainda estavam à flor da pele. As décadas de empobrecimento e sacrifício desumanos sentiam-se nos rostos das pessoas que já começavam a sorrir, mas nos olhos ainda morava a dor.

visitar-bucareste-roteiro-2-diasDesta vez vimos uma cidade brilhante. Gente enérgica e dinâmica, com mente aberta e consciente do tal potencial, tem feito um trabalho contínuo de facelift, dinamização e promoção da bela Bucareste.

visitar-bucareste-roteiro-2-dias
Cărturești Carusel (Strada Lipscani 55) uma das livrarias mais bonitas do mundo.

Talvez não a voltem a chamar de “pequena Paris”. Não precisa. Bucareste moderniza-se à sua imagem, da sua cultura e da sua história, sem estar à sombra de outra grande capital.

visitar-bucareste-roteiro-2-diasA palavra-chave em Bucareste é diversão. O fator mais expressivo dessa forma de estar são as dezenas de cafés, esplanadas e restaurantes da moda que nascem todos os anos.

A aventura de descoberta da street art da capital romena, é das melhores experiências que a cidade oferece.

Sem a mordaça da ditadura comunista, a cena cultural e artística voltou a ter voz, não fosse Bucareste detentora do título duma das capitais mais culturais da Europa há séculos.

visitar-bucareste-roteiro-2-dias
Banco Nacional da Roménia

A arquitetura dos edifícios das largas avenidas é arrebatadora.

Palácio da Bolsa de Bucareste

Poucas cidades conseguem harmonizar a arquitetura Art Nouveau, renascentista, neo-clássico e modernista como Bucareste. Obviamente que a austeridade da arquitetura socialista contrasta com os estilos mais ornamentais, mas há um denominador comum a todos eles: monumentalidade.

Clique para ler o nosso Roteiro da Roménia

Quando visitar Bucareste?

A melhor época do ano para visitar Bucareste é entre os meses mais quentes, de abril a outubro. Tenha em atenção que julho e agosto são meses muito quentes com temperaturas máximas a ir além dos 30ºC.

visitar-bucareste-roteiro-2-diasO clima primaveril de abril e maio é o favorito dos romenos para visitar a sua capital, com a explosão de cor das flores nos parques e jardins e a instalação das esplanadas de rua. Pode ser também a sua época favorita para visitar Bucareste.

Setembro traz temperaturas mais amenas e é marcado pelo Festival George Enescu, um festival bianual de música clássica que ocorre a cada ano ímpar.

O inverno é bem frio, com temperaturas negativas e neve, mas os mercados de Natal entre novembro e dezembro atraem muitos visitantes.

Onde ficar em Bucareste? Sugestões de alojamento

Comparada com outras capitais europeias, reservar alojamento em Bucareste ainda é acessível. É um destino de viagem na Europa que está barato comparativamente, portanto, há que aproveitar.

jw-marriott-bucharest-grand-hotel

O JW Marriott Bucharest Grand Hotel recebeu-nos nesta visita a Bucareste com todo o glamour e classe a que a assinatura Marriott nos habituou. O hotel de 5 estrelas está munido de serviços e instalações de luxo, pensados para satisfazer todas as necessidades dos seus hóspedes. Tivemos as melhores horas de descanso num quarto super espaçoso, numa cama king-size mega confortável e a relaxar ao sabor de delicioso chá e café, cortesia do JW Marriott.

jw-marriott-bucharest-grand-hotelO pequeno almoço buffet é estupendo, com tudo o que se possa desejar e precisar: opção vegetariana, vegan, sem glúten, dietética… You name it. Para o cliente exigente, o JW MArriott satisfaz os desejos com 6 restaurantes, centro de convenções, centro de bem-estar e spa, galeria comercial com grifes famosas e o Grand Casino.

Com vistas espetaculares sobre Bucareste do seu altivo 22º andar, o histórico Hotel Intercontinental de 5 estrelas está situado na Praça Universitária e a uma curta caminhada do centro histórico. A piscina do último piso é fantástica e tem um dos melhores spas da capital romena, podemos afiançar.

Dentro dos hotéis com excelente relação qualidade preço, o Novotel Bucharest City Centre marca pontos. Staff, serviços e conforto recebem elogios rasgados. O nome deste hotel boutique diz tudo: situado no centro da cidade, na Avenida Vitória, este hotel 4 estrelas tem acesso facilitado aos pontos de interesse imperdíveis de Bucareste. Para estar no centro da ação com todo o conforto e tranquilidade, não há melhor.

Também na Avenida Vitória, o Grand Hotel Continental continua a merecer a confiança dos hóspedes mais exigentes com o seu serviço de topo.

Ainda na zona do Palácio do Parlamento, o ibis Bucuresti Palatul Parlamentului é uma solução de hospedagem que satisfaz todas as necessidades por preços mais económicos. Se viajar com crianças, considere o ibis – está mesmo ao lado do Parque Izvor, com um parque infantil fabuloso donde vai ser muito difícil tirar a garotada.

Para quem procura um hostel, o Pura Vida Sky Bar & Hostel e o Little Bucharest Old Town Hostel têm uma localização top, mesmo no coração da Cidade Velha de Bucareste, com tudo o que precisa para uma boa estadia e para saborear a vibração da cidade.

Clique para ver mais opções de alojamento em Bucareste

Mapa dos Principais Pontos de Interesse de Bucareste


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa dos Pontos de Interesse Turístico de Bucareste

O melhor de Bucareste num roteiro de 2 dias

visitar-bucaresteA nossa sugestão de roteiro de 2 dias em Bucareste foca-se nos melhores pontos de interesse da capital romena. Podemos afiançar que Bucareste é uma cidade tão rica em história, estórias e lendas que são precisos bem mais do que dois dias para viver a aventura de revelar as suas inúmeras camadas e facetas. Mesmo assim, aqui vai encontrar dicas para viver uma experiência completa e inesquecível quando visitar Bucareste.

Roteiro Bucareste: 1º Dia

Neste primeiro dia do roteiro de Bucareste, vamos conhecer os monumentos mais emblemáticos da cidade num passeio pelo centro histórico da sua Cidade Velha.

Palácio do Parlamento

roteiro-bucareste-palacio-parlamentoComeçamos o nosso roteiro de 2 dias de Bucareste no mais polémico e controverso monumento da cidade, e provavelmente de toda a Roménia. Falamos do colossal e gigantesco Palácio do Parlamento. Foi preciso arrasar um bairro inteiro para construir a obra faraónica. Tudo o que possa imaginar de opulência, pompa, fausto e luxo, Ceausescu e a sua esposa Elena conseguiram superar com os seus delírios de grandeza nos milhares de adornos: candelabros de cristal, mobiliário, mármores, cortinado e tapeçarias. Como é o edifício mais pesado do mundo, todos os anos afunda-se uns milímetros. Mas com 84 metros de altura acima do solo (e oito pisos subterrâneos), não desaparecerá do horizonte tão cedo.

roteiro-bucareste-piata-uniriiAvançamos pela Bulevardul Unirii, a resposta romena aos Champs-Élysées de Paris, até à vistosa e refrescante fonte da Piata Unirii. Atravessamos o Rio Dâmbovița nas margens do qual Bucareste nasceu.

Curtea Veche

roteiro-bucaresteO centro histórico fica na margem norte e aqui encontramos alguns dos edifícios mais emblemáticos e antigos de Bucareste como sejam o Palácio Curtea Veche, construído no século XV e residência do Conde Drácula… Perdão! De Vlad Tepes, o Empalador.

centro-histórico-bucaresteVerá ainda a Igreja de Santo António, a igreja ortodoxa que servia a corte, portanto, a mais antiga, e o hotel mais antigo de Bucareste, Hanul Manuc.

Calea Victoriei

Museu Nacional de História da Roménia
Museu Nacional de História da Roménia

Daqui seguimos pela Strada Franceza até à Calea Victoriei, uma zona comercial das marcas de luxo e grifes, e a avenida onde se encontra o maior número de edifícios emblemáticos de Bucareste.

Palatul CEC
Palatul CEC

Começamos pelo Museu Nacional de História da Roménia instalado no antigo palácio dos correios (e dos serviços de espionagem). Passamos pelo Palatul CEC, identificável pela cúpula central vidrada e um dos monumentos mais instagramáveis, principalmente ao pôr do sol.

roteiro-bucareste-a-péPassamos pelo muito respeitado templo ortodoxo de estilo bizantino, a Biserica Zlatari que guarda relíquias de São Cipriano.

pasajul-macca-vilacrosse-bucharestSeguindo a Avenida Vitória, e num tom mais mundano, encontramos a Passagem Macca-Vilacrosse, uma antiga via rodoviária hoje transformada em zona coberta de cafés requintados e casas de narguilé.

Fachada da Passagem Macca-Vilacrosse na Strada Eugeniu Carada

Como artéria de luxo que era, a Avenida Vitoria tinha também os melhores hotéis da cidade frequentados pela alta sociedade, por diplomatas e celebridades mundiais.

casa capsa bucharestÉ o caso da assinatura de luxo intemporal do opulento Grand Hôtel du Boulevard (projetado reabrir em dezembro), do majestoso Grand Hotel Continental e da histórica Casa Capșa, que de pastelaria requintada da elite intelectual evoluiu para hotel de luxo.

Vistar Bucareste: roteiro de 2 dias com o que ver e fazerUm quarteirão adiante encontramos uma airosa praça e o mais importante centro das artes cénicas de Bucareste, o Teatro Odeon.

bucuresti-pasajul-victoriaSeguimos até à Pasajul Victoria, spot Instagram perfeito. A estreita rua tem agradáveis esplanadas e cafés e está coberta por um arco iris de chapéus de chuva. Bucareste confessa, a ideia foi importada de Águeda.

revolução-1989-bucareste
Praça da Revolução, Bucareste

A norte da Piata Revolutiei, está o Ateneu Romeno, uma sala de concertos extraordinária – o exterior circular e abobadado é um exemplar de arquitetura neoclássica que não faz adivinhar a soberba ornamentação do seu interior.

praça-da-universidade-bucareste

Praça da Universidade

Caminhamos para oeste até à Praça da Universidade, palco da Revolução de 1989 que levou à queda do regime comunista do ditador Ceausescu. Em redor erguem-se alguns dos edifícios mais bonitos de Bucareste cujo destaque vai para o enorme bloco neo-barroco que alberga a Universidade de Bucareste.

Nesta praça, entre o Hotel InterContinental, o Teatro Nacional de Bucareste e a Universidade, decorreram os episódios relevantes, alguns macabros, da Revolução.

Seguimos agora para sul pela Boulevard Ion Bratianu, passando em frente do Palácio Şuţu, centro da vida social em meados do século XIX,…

… e do Hospital Coltea de 1704 e ainda em funcionamento, afamado por ser um dos melhores e mais evoluídos hospitais europeus nos séculos XVIII e XIX.

Igreja Nova de São Jorge

O objetivo é visitar a sublime Igreja Nova de São Jorge, esplendorosamente decorada com pinturas policromáticas de elevado valor.

E se o adro o deixar impressionado, o interior vai deixá-lo de queixo caído.

Tanta beleza distrai os visitantes do monumento que marca o quilómetro zero de Bucareste, mesmo no jardim de frondosa e refrescante vegetação que embeleza a igreja.

Strada Lipscani

Retomamos a Strada Lipscani, centro da vida comercial de Bucareste desde praticamente a sua fundação. A “coroar” a extremidade oriental cruzamo-nos com uma estátua da Loba Capitolina.

Espreite a Hanul Cu Tei (The Linden Tree Inn). É uma das pousadas históricas de Bucareste que preserva a sua estrutura original, tanto arquitetural como material. Os restaurantes e cafés dividem os espaços do piso inferior, desde sempre dedicados às trocas comerciais, com galerias de arte e lojas para artistas. Não admira que o ambiente transpire de imediato a veia artística dos seus mais assíduos frequentadores.

O cruzamento da Strada Lipscani com a Strada Smardan é um ponto de confluência dos locais em busca de diversão, dos artistas de rua e de eventos espontâneos animam a cidade. O Banco Nacional Romeno, o Palácio Pinacotecii e o Palácio da Bolsa mais a norte, já lhes chamam pouco a atenção, habituados que estão à sua monumentalidade, mas a si vão impressionar.

Igreja e Mosteiro de Stavropoleus

Um pequeno desvio da Strada Lipscani leva-nos à pequena, antiga e magnífica Igreja e Mosteiro de Stavropoleus, um dos melhores exemplares da arquitetura renascentista romena, designada de brâncovenesc.

O estilo arquitetónico é a simbiose harmoniosa do bizantino, otomano, renascentista e barroco, herança dos inúmeros povos e impérios que ocuparam o território de Valáquia.

E como este dia do roteiro de Bucareste já vai avançado, sugerimos que olhe para o fim da Strada Stavropoleus e espreite o tal efeito do pôr do sol por entre a abóbada envidraçada do Palatul CEC.

Se visitar Bucareste num fim de semana (sexta, sábado e domingo entre maio e outubro), vá até à Piata Unirii à noite, pelas 21 horas: luzes de mil cores apontam para os repuxos de água que dançam ao ritmo dum concerto musical, um belíssimo espetáculo – e gratuito.

Se ainda tiver energia, não abandone o centro histórico. Bucareste tem uma vida noturna muito animada e a Cidade Velha é o melhor lugar para se entregar ao espírito da nighlife.

Roteiro Bucareste: 2º Dia

Neste segundo dia do roteiro de Bucareste, aproveite para desvendar mais facetas desta cidade eclética a um ritmo mais tranquilo.

Parque Herastrau

Vamos conhecer o seu maior espaço verde, o Parque Herastrau ideal para passeios a pé ou de bicicleta e com um enorme lago homónimo cuja frescura convida a passeios de barco.

Descubra o romantismo num passeio de barco ou gaivota, ou puxe pelo cabedal numa aventura divertida de kayak. Experimentamos ambas e recomendamos. Nesta visita, tínhamos que experimentar o kayak do qual nos estamos a tornar cada vez mais adeptos.

Fomos na companhia duma equipa divertidíssima do Green Adventure e só podemos dizer que a risada foi tanta que o esforço de remar nem se sentiu.

O parque é enorme, tem imensos recantos que vale a pena descobrir e, se a fome apertar, não se preocupe: há restaurantes, cafés e street food para acalentar o estômago. Aliás, aqui encontra todos os serviços que precisa para passar um dia relaxado.

E temos uma surpresa. O Herastrau acolhe um museu etnográfico ao ar livre que é um regalo. O Museu da Aldeia Romena tem casas, quintas, igrejas e oficinas originais, trazidas de cada uma das regiões da Roménia.

É um acervo da cultura rural, dos costumes e vestuário tradicional, das crenças e hábitos deste povo com raízes tão antigas mas tão jovem como nação unida – em 2018 a Roménia comemorou o centenário da sua soberania.

Arco do Triunfo de Bucareste

Nenhum roteiro de Bucareste fica completo sem subir a um dos seus miradouros para ter vistas panorâmicas sobre Bucareste. E já que aqui estamos, sugerimos o nosso miradouro favorito, o topo do Arco do Triunfo. É verdade que a subida será por escadas, mas são só 27 metros e as vistas são soberbas. Lá no alto é que se tem a perceção da dimensão da cidade, com os telhados dos monumentos emblemáticos rasando acima da enorme mancha verde feita pelas copas das árvores.

Ver um pôr do sol das alturas é mágico. E a magia continua com o chegar da noite quando as luzes dão fulgor à bela Bucareste. As largas avenidas parecem raios de luz a brotar da estrela que é o Arco do Trinfo.

Onde comer e beber em Bucareste?

Rom, a barra de chocolate mais popular da Roménia que acompanha gerações de gulosos.

Bucareste é das melhores capitais para os foodlovers. Aliás, se há prazer que a capital romena dedica tempo e primor, é o do paladar.

Com dezenas de restaurantes que percorrem todas as nuances da gastronomia tradicional às inovações da gastronomia gourmet e de fusão, há de tudo para satisfazer a gula. Difícil será escolher.

Para a gastronomia local, o Curu cu Bere é de visita obrigatória. A fama deste restaurante-cervejaria vem de longa data e sempre foi considerado um dos melhores de Bucareste. O menu de almoço a preço muito convidativo deve vir sempre acompanhado da cerveja da casa, que deu origem à marca e distinção.

Em Bucareste os sabores mexicanos da Taqueria El Torito competem com os típicos american burgers de assinatura do Banjo Jack. Afinal, nem muros os separam.

Os rooftops estão na berra, e Bucareste deu resposta com restaurantes e bares que são já uma referência europeia, bem no coracão do centro histórico.

Falamos do Pura Vida Sky Bar & Hostel com uma das melhores vistas da cidade. Ideal naquele fim de dia quente para um cocktail descontraído e um pôr do sol estupendo sobre os telhados de zinco dos monumentos emblemáticos. Ou para dançar noite dentro.

O Nomad Skybar é o hotspot do centro histórico de Bucareste. De dia é um restaurante smart & classy, na sala com cobertura de vidro retrátil ou no terraço com vistas para a cidade velha. À noite enche-se de gente bonita em busca do melhor clubbing da cidade.

Street food market? Sim, no Mercato Comunale. O conceito inovador atrai street-food lovers, criativos, artistas e tech geeks à atmosfera descontraída pautada pela música sempre a tocar. O Mercato Comunale está a dar que falar.

Tours de um dia a partir de Bucareste

Existem várias excursões de um dia que pode fazer a partir de Bucareste. Clique nos links abaixo para ver as nossas favoritas, ler reviews e fazer as suas reservas:

Dica VagaMundos: na escolha dos tours, e porque os imprevistos acontecem, evite sempre reservar tours que não permitam cancelamento gratuito. Dê prioridade às excursões e actividades que têm boas reviews e permitam cancelar sem custos com (pelo menos) 48h de antecedência.

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem da World Nomads. São rápidos e fáceis de fazer, são a 100% especializados em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog “VagaMundos” a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

2 COMENTÁRIOS

  1. Obrigado muitas informções legais, ja estou me preprando para ver tudo isso:-)

    • Obrigado pelo feedback. Bucharest is great. Enjoy your trip!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.