Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamento

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamento

Se quando o calor aperta no Alentejo só lhe ocorre rumar às idílicas praias do litoral alentejano ou ficar à sombra de um chaparro, é porque ainda não conhece as fantásticas praias fluviais do Alentejo.

Praia Fluvial da Amieira – uma das mais recentes Praias Fluviais do Alentejo

Sim, é verdade que na Costa Vicentina e na Península de Troia encontra algumas das praias mais bonitas Portugal, com idílicos areais, falésias dramáticas e enseadas selvagens.

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamento
Pego das Pias – Praia Fluvial Selvagem do Alentejo

Mas se este ano está com vontade de trocar a água salgada pela água doce, saiba que no interior do Alentejo, por entre imensas planícies e montados, se escondem algumas das praias fluviais mais surpreendentes de Portugal, perfeitas para desfrutar dos quentes dias de verão, rodeado de natureza e com total sossego. Até porque Alentejo rima com serenidade!

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamento
Praia Fluvial Santa Clara – uma das praias fluviais mais galardoadas do Alentejo

Para @ ajudar a encontrar uma que tenha mesmo a sua cara, vamos partilhar consigo as nossas praias fluviais favoritas do Alentejo, desde as mais selvagens às dotadas de todo o tipo de infraestruturas de apoio que possa imaginar. Em todas elas irá encontrar águas estupendas para dar refrescantes mergulhos e enquadramentos paisagísticos de cortar a respiração.

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamento
Praia Fluvial do Mourão – Alqueva

As Melhores Praias Fluviais do Alentejo

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamento
As praias fluviais do Alentejo são perfeitas para se fazer um belo de um pic-nic

Para além de uma breve descrição das melhores praias fluviais do Alentejo, vai também encontrar neste artigo um mapa interativo com a localização das praias, coordenadas GPS e sugestões de alojamento perto das respetivas praias fluviais. Só fica a faltar mesmo fazer a mala e partir para a sua escapadinha retemperadora no sereno Alentejo.

Praia Fluvial do Alamal – Gavião (Portalegre)

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamentoAbrimos a nossa lista das melhores praias fluviais do Alentejo com a extraordinária Praia Fluvial do Alamal, uma autêntica pérola plantada na margem esquerda do rio Tejo.

Para começar é dela que arranca o Passadiço do Alamal, um dos passadiços mais bonitos de Portugal. A somar ao cénico percurso pedestre pela margem do Tejo, a praia conta com excelentes infraestruturas de apoio, como sejam casas de banho com chuveiros, parque de estacionamento e um bar onde pode almoçar ou simplesmente beber um copo. E se gostar de acampar, também é possível pois a praia tem uma área verde para o efeito (requer autorização prévia via mail: geral@cm-gaviao.pt. Informe-se sobre as regras de utilização.)

A oferta de atividades da Praia Fluvial do Alamal não se resume a caminhadas e refrescantes mergulhos. Se gosta de navegar, também está no sítio certo, pois é possível alugar canoas, praticar ski aquático ou fazer um passeio de barco pelo rio Tejo que o leva até às Portas de Rodão, onde pode observar o voo silencioso dos grifos.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Alamal: 39°29’17.6″N 7°58’06.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Alamal

Alamal River Club | Quinta do Belo-Ver

Praia Fluvial da Portagem (Portalegre)

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamentoA pequena localidade da Portagem, localizada na Serra de São Mamede, é um autêntico oásis no Alentejo e há até quem a chame de Sintra do Alentejo. Nós somos confessos adeptos da sua refrescante praia fluvial e do seu centro de lazer que conta com mais duas piscinas exteriores, anfiteatro, polidesportivo e vários cafés e restaurantes que servem de apoio.

Passar uma tarde a mergulhar nas águas do rio Sever, embalado pelo cantar dos passarinhos e com uma vista soberba para o altaneiro castelo de Marvão vai seguramente figurar entre as suas melhores memórias de verão. Não é à toa que tem lugar cativo na nossa lista das melhores praias fluviais do Alentejo!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Portagem: 39°22’58.5″N 7°22’54.3″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Portagem

Sever Rio Hotel | Estalagem de Marvão

Praia Fluvial da Barragem de Montargil (Portalegre)

A enorme albufeira da barragem de Montargil é um dos melhores locais para ir a banhos no Alto Alentejo e nem pestanejamos na hora de lhe dar um merecido destaque na nossa seleção das melhores praias fluviais do Alentejo. É certo que não existe propriamente uma praia fluvial delimitada, mas sim uma mão cheia de locais onde pode mergulhar nas surpreendentemente quentes águas da albufeira que é alimentada pela Ribeira de Sôr.

Em nossa opinião os melhores locais para ir à água são junto da pequena localidade de Carvalhoso, mesmo ao lado da mítica Estrada Nacional 2, e na zona da barragem de Montargil, mais concretamente após atravessar a mesma.

Banhos à parte, a barragem de Montargil é simplesmente perfeita para a prática de desportos náuticos, como canoagem, mota de água ou passeios de lancha.

Claro que convém não esquecer que as praias fluviais da albufeira de Montargil são selvagens, ou seja, não vá a contar com vigilância nem qualquer tipo de infraestruturas de apoio nas zonas de banhos. Como tal, é imperativo trazer merenda de casa e ter especial atenção aos mergulhos dos mais novos!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Barragem de Montargil: 39°05’23.3″N 8°09’41.1″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Barragem de Montargil

Lago Montargil & Villas | Herdade da Granja Nova

Praia Fluvial da Albufeira do Maranhão – Avis (Portalegre)

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamentoA Praia Fluvial do Maranhão é outra das nossas praias fluviais do Alentejo de eleição. Fica localizada no excelente Complexo Náutico de Avis onde não lhe falta nada para um dia em cheio a mergulhar nas plácidas águas da Albufeira do Maranhão.

Entre as muitas infraestruturas de apoio que disponibiliza, destacamos o agradável Bar e Restaurante do Clube Náutico, as Piscinas Municipais, o parque de campismo, o parque infantil, um parque de merendas com boas sombras e o excelente Hangar Náutico, que a torna perfeita para a prática de desportos náuticos, principalmente windsurf e canoagem.

O único senão deste autêntico oásis alentejano é que, se a primavera tiver sido muito chuvosa, há sérias probabilidades da praia se encontrar submersa no início do verão. Mas o palco para a prática de desportos náuticos, as excelentes infraestruturas e o enquadramento paradisíaco está sempre presente. E na hora de ir a banhos tem sempre as piscinas municipais!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Albufeira do Maranhão: 39°03’24.2″N 7°54’41.0″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Albufeira do Maranhão

Herdade da Cortesia Hotel | Casa da Moira

Praia Fluvial do Gameiro – Mora (Évora)

A Praia Fluvial do Gameiro é outra das nossas praias fluviais favoritas do Alentejo. Fica situada no Parque Ecológico do Gameiro, no concelho de Mora, e tem tudo o que se precisa para um dia (super) relaxante rodeado por natureza. A praia, que é banhada pelas águas do rio Raia, tem imensas sombras naturais, bar de apoio e até mesmo um parque infantil. E se gosta de acampar, está com sorte: há um excelente parque de campismo mesmo ao lado da praia.

Aproveite também para visitar o vizinho Fluviário de Mora e para percorrer o cénico Passadiço do Parque Ecológico do Gameiro que segue junto ao tranquilo Rio Raia, bordejado pelos belos montados alentejanos. As paisagens ribeirinhas são um verdadeiro bálsamo para a alma!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Gameiro: 38°57’15.3″N 8°06’30.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Gameiro

Casas De Romaria | Hotel Solar Dos Lilases

Praia Fluvial de Mourão – Alqueva (Évora)

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamentoSe é algo que não falta no Grande Lago do Alqueva, são fantásticas praias fluviais para se refrescar nos dias quentes do verão alentejano. Na hora de escolher a nossa predileta para figurar na lista das melhores praias fluviais do Alentejo foi uma guerra dos diabos. E no fim do dia, acabamos por incluir três, até porque estão sempre a surgir novas praias fluviais estupendas no Lago do Alqueva.

Posto isto uma das nossas favoritas é a Praia Fluvial de Mourão. A praia em si fica numa pequena ilha e o acesso é feito através de uma ponte pedonal de madeira que a liga ao parque de merendas e zona de estacionamento.

A praia, que conta com uma extensa zona relvada e de areal, é simplesmente deliciosa e o pôr-do-sol sobre as águas do Guadiana é, em nossa opinião, o melhor de todas as praias fluviais do Alentejo. Simplesmente mágico!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial do Mourão: 38°22’03.9″N 7°21’20.9″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial do Mourão

Herdade dos Delgados | Monte da Estrela | Monte do Colmeal

Praia Fluvial da Amieira – Alqueva (Évora)

A Praia Fluvial da Amieira é a nova rainha das praias fluviais do Alqueva. Esta praia fluvial do concelho de Portel só foi inaugurada em 2019, mas foi chegar, ver e vencer. Conta com uns impressionantes 600 metros de areal, aos quais ainda se soma uma boa zona relvada, o que faz dela a maior praia fluvial do Alentejo!

Mas não pense que os atributos da Praia Fluvial da Amieira esse resumem ao seu colossal tamanho e ao excelente enquadramento paisagístico! A praia apresenta também uma irrepreensível qualidade de água à qual se somam as excelentes acessibilidades (a sua “sala de troféus” está bem recheada com galardões como Bandeira Azul e Praia Acessível) e infraestruturas capazes de agradar ao mais exigente do veraneante.

Entre elas destacamos o excelente Bar/Restaurante com uma extensa esplanada, balneários com chuveiros, parque infantil e de merendas, chapéus-de-sol de palha, um extenso passadiço ao longo de toda a praia e a possibilidade de alugar diversos equipamentos para a prática de atividades náuticas (como pranchas de paddle e canoas).

A cereja no topo do bolo é a fantástica Marina da Amieira, o principal ancoradouro do Alqueva, onde é possível fazer inesquecíveis passeios de barco pelo Alqueva ou até mesmo alugar um Barco Casa sem precisar de ter Carta de Marinheiro. Tem aqui uma excelente oportunidade para viver a experiência de dormir uma noite num barco debaixo do céu de mil estrelas do Alqueva!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Amieira: 38°17’28.2″N 7°33’34.5″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Amieira

Herdade do Sobroso | Solar de Alqueva | Outeiro do Barro

Praia Fluvial de Monsaraz – Alqueva (Évora)

A Praia Fluvial de Monsaraz é outra das nossas praias fluviais do Alqueva (e do Alentejo) favoritas. Fica a menos de dez minutos da encantadora vila medieval de Monsaraz e está inserida no Centro Náutico de Monsaraz.

Não tem um areal tão extenso como a das praias fluviais da Amieira e do Mourão, mas, no que a encanto, qualidade das águas e infraestruturas diz respeito, não lhes fica nada atrás. Tem sido, sucessivamente laureada com Bandeira Azul, apresenta excelentes condições para atividades náuticas (pode inclusivamente alugar canoas e gaivotas no centro náutico) e é uma das praias fluviais do Alentejo com melhores condições para pessoas com mobilidade reduzida (disponibiliza cadeira anfíbia para ir a banhos).

No que a infraestruturas diz respeito, tem tudo o que precisa para um dia em cheio a mergulhar nas águas quentinhas do Alqueva: piscina flutuante dividida em duas áreas com profundidades diferentes (para miúdos e graúdos), parque de merendas, parque infantil, bom bar de apoio, chapéus de palha e até mesmo um campo de vólei de praia para entreter os mais desportistas entre mergulhos.

Dica VagaMundos: aproveite a hora da digestão para visitar a vizinha Ermida de Santa Catarina de Monsaraz e o milenar Cromeleque do Xarez, um dos mais impressionantes exemplares do megalitismo em território português (só mesmo o Cromeleque dos Almendres é que o supera).

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Monsaraz: 38°26’04.3″N 7°21’01.3″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Monsaraz

Vila Planície | Horta da Coutada | Montimerso Skyscape Country House

Praia Fluvial de Odivelas – Ferreira do Alentejo (Beja)

A Praia Fluvial de Odivelas é outra das praias fluviais do Alentejo que nos enche as medidas. Fica situada na Zona de Recreio e Lazer da Barragem de Odivelas, entre as localidades de Torrão e Ferreira do Alentejo. Se estiver a percorrer Estrada Nacional 2, vai passar mesmo ao lado dela. No verão, não vai resistir a um bom mergulho.

Banhos à parte, a albufeira é perfeita para a prática de desportos náuticos (alugam canoas no verão) e para quem gosta de pesca desportiva. Para mais, tem uma área florestal envolvente admirável, onde é possível dar longos passeios e observar uma miríade de aves que dela fazem casa. É um verdadeiro oásis para o qual apetece fugir nas tórridas tardes de verão do Alentejo.

A nível de infraestruturas tem um excelente parque de merendas, parque infantil, campo de jogos, balneários e um agradável bar de apoio. O único senão é não ter areal e não contar nos últimos anos com nadador salvador, o que faz com que se tenha de ter especial cuidado com as crianças.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial de Odivelas: 38°11’04.0″N 8°06’44.4″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial de Odivelas

Monte Chalaça | Trendy and Luxe B&B | Monte da Floresta

Praia Fluvial Pego das Pias – Odemira

Melhores Praias Fluviais do Alentejo: como ir e dicas de alojamentoO Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina guarda imensos segredos. Um dos mais surpreendentes é o Pego das Pias, a nossa praia fluvial selvagem do Alentejo favorita.

Para chegar a este pequeno paraíso alentejano do concelho de Odemira, que parece recortado de outras paragens, terá de fazer uma pequena caminhada. Mas não se assuste que são apenas um par de quilómetros, ida e volta, portanto, acessível a toda a família.

À sua espera tem um quadro natural de rara beleza. Para além das impressionantes rochas do Pego das Pias, de onde os mais destemidos se atiram à água, coisa que desaconselhamos totalmente, existem vários pequenos lagos naturais, perfeitos para dar umas braçadas nas águas da Ribeira do Torgal ou para praticar SUP. Há ainda um sem número de verdejantes spots perfeitos para um picnic. Um bosque encantado não pode andar muito longe disto. E fique já avisado que se for com miúdos, vai ser difícil arrancá-los de lá!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial Pego das Pias: 37°38’39.9″N 8°37’07.8″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial Pego das Pias

Refúgio do Monte | Quinta Do Chocalhinho

Praia Fluvial da Tapada Grande – Mértola

A Praia Fluvial da Tapada Grande, no concelho de Mértola, é um dos locais mais paradisíacos no Baixo Alentejo e como tal tinha mesmo de constar nossa lista das melhores praias fluviais do Alentejo.

A praia fluvial tem um excelente areal com chapéus-de-sol, balneários, snack-bar, restaurante, parque infantil e parque de merendas com grelhador.

É possível ainda alugar canoas e gaivotas para dar divertidos passeios pelas calmas águas da albufeira e visitar o complexo mineiro da Mina de São Domingos, um dos locais mais surpreendentes do Alentejo. A não perder!

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Tapada Grande: 37°40’19.2″N 7°30’18.5″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Tapada Grande:

Alentejo Star Hotel | Quinta do Vau | Mértola Natural

Praia Fluvial Santa Clara – Odemira

O concelho de Odemira tem algumas das praias de mar mais emblemáticas da Costa Vicentina, como a Praia da Zambujeira do Mar, de Almograve ou a premiada Praia das Furnas. O que muitas pessoas não sabem é que tem também uma das melhores praias fluviais do Alentejo: a fantástica Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara.

Esta praia fluvial tem Bandeira Azul, chapéus-de-sol gratuitos, casa de banho, piscina flutuante e um enquadramento paisagístico encantador. Se é amante de desportos náuticos vai sentir-se nas sete quintas, pois aqui é possível praticar canoagem, kitesurf e windsurf.  E, à imagem do que acontece no Alqueva, aqui também é possível alugar um barco sem precisar de ter Carta de Marinheiro.

Se prefere uma boa caminhada também temos excelentes notícias: para além de poder fazer tranquilos passeios pelas margens do lago, pode ainda percorrer o excelente Trilho de Santa Clara à Barragem (PR4 ODM). Como o próprio nome indica, liga a aldeia de Santa Clara-a-Velha à Barragem de Santa Clara por uma das zonas mais bonitas da albufeira. Não deixe de visitar a castiça Aldeia de Santa Clara-a-Velha, uma das finalistas das 7 Maravilhas de Portugal – Aldeias Ribeirinhas, e de ir ver as ruínas da histórica Ponte Dona Maria sobre o rio Mira.

Coordenadas GPS da Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara: 37°31’00.1″N 8°26’39.7″W

Onde dormir perto da Praia Fluvial da Albufeira de Santa Clara:

Refúgio do Monte | Santa Clara Country Hotel

Mapa das Praias Fluviais do Alentejo


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa das melhores praias fluviais do Alentejo.

Outros artigos do Alentejo

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.