Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento

Visitar Tabuaço passou a estar nas listas de desejos de cada vez mais adeptos do Douro Vinhateiro. E por bons motivos. No norte de Portugal, esta “varanda entre serras e rios” tem natureza que deslumbra e calor humano que cativa. É terra de fortes contrastes entre montes e vales, veste-se com o verde da floresta, das vinhas e do campo rural, cintila com as águas dos rios, encanta com as encostas de vinhedos e socalcos a perder de vista, ou as amendoeiras em flor a anunciar a primavera.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Foz do Tedo – Roteiro para visitar Tabuaço

Tabuaço é um destino de natureza apetecível, no mínimo. Se a isto somar o relógio mais exótico do mundo, as quintas do Douro, as aldeias vinhateiras, as tradições praticamente inalteradas, os vestígios pré-históricos, as igrejas românicas, as casas senhoriais, e as lendas que habitam o imaginário, vai questionar-se como é que ainda não foi visitar Tabuaço.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Ermitério de São Pedro das Águias – Rota do Românico em Tabuaço

Desconfiamos que visitar Tabuaço ocupe lugar secundário na sua lista de destinos para escapadinhas ou férias, mas vamos já tratar de alterar isso com este roteiro para visitar Tabuaço. Eis o que ver e fazer quando visitar Tabuaço, melhores miradouros, trilhos e percursos pedestres, quintas para provas de vinhos do Porto, sugestões de alojamentos onde ficar e restaurantes onde comer, e um mapa interativo para que não perca pitada a desvendar os “segredos do Douro”.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Cruzeiro e Igreja Matriz – Roteiro para visitar Tabuaço

Onde fica e como chegar a Tabuaço?

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Vista do Miradouro do Pedregal sobre Tabuaço

Tabuaço é uma vila pertencente ao distrito de Viseu no Norte de Portugal e está inserida no Alto Douro Vinhateiro, Património da Humanidade, classificado pela UNESCO. Esta sede de município dista meros 17 km de Pinhão (uma povoação duriense imperdível) e 28 km de Peso da Régua (considerada a capital do Douro Vinhateiro). Viseu está a 90 km, o Porto a 150 km, Lisboa a 380 km.

Com boas ligações de acesso, pode recorrer aos autocarros da Rede Expressos ou aos comboios da CP, mas a melhor forma de chegar a Tabuaço é de carro. Ainda fica a ganhar se aproveitar para fazer um troço da cénica Estrada Nacional 222, que já foi eleita a estrada mais bonita do mundo. No território de Tabuaço, a N222 segue sempre à beira do Douro, cruzando as freguesias de Adorigo e Valença do Douro desde a foz do rio Tedo à foz do rio Torto.

Tabuaço pode ser um bom ponto de partida para explorar a região do Douro Vinhateiro e os concelhos vizinhos de São João da Pesqueira, Armamar, Sernancelhe, Sabrosa e Moimenta da Beira.

Quando visitar Tabuaço?

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Prova de Vinhos do Porto, uma das atividades a não perder quando visitar Tabuaço

A melhor altura do ano para visitar Tabuaço é entre maio e outubro, quando os dias são mais quentes e longos. São também os meses que atraem mais turistas, especialmente agosto, setembro e outubro por causa das vindimas e lagaradas.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Socalcos do Douro no Inverno – Foto em exposição no MIDU Museu do Imaginário Duriense

Os invernos são rigorosos, afinal, estamos em zona de montanha. Contudo, a localização de Tabuaço no cruzamento de dois rios, o Douro e o Távora, atenua um pouco o clima frio.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Cascata do Fradinho – Roteiro para visitar Tabuaço

Todas as épocas têm o seu charme (amendoeiras em flor na primavera, verde exuberante no verão e tons quentes das vinhas e castanheiros no outono) e o seu interesse cultural. Independentemente da época do ano, tem que visitar Tabuaço num roteiro pelo Douro Vinhateiro ou pela cénica Estrada Nacional 222.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Ponte Românica em Granja do Tedo – Roteiro para visitar Tabuaço

Há algumas datas especiais, festas, romarias e eventos a que deve estar atento quando visitar Tabuaço para juntar o útil ao agradável. O destaque vai para as festas populares de Tabuaço celebradas no São João (24 junho), o santo mais folião do concelho. Aproveite para conhecer lendas e tradições curiosas como a tradição das favas, do ovo, o jogo do azevinho, dos nomes ou das alcachofras.

Onde ficar a dormir em Tabuaço? Sugestões de alojamento

Quinta do Tedo, uma autêntica varanda para o Tedo, um dos afluentes do Douro

Com tanto que ver e fazer em Tabuaço, é aconselhável reservar alojamento para pelo menos uma noite. A oferta de alojamento em Tabuaço não é muito vasta, mas há alguns hotéis e unidades de alojamento local onde ficar a dormir em Tabuaço é garantia de conforto com qualidade. Logo, recomendamos vivamente que reserve a sua estadia com o máximo de antecedência possível de forma a garantir estadia nos melhores alojamentos (e aos melhores preços) e, nunca é demais lembrar, opte sempre por reservar unidades hoteleiras que permitam o cancelamento, não vá ter algum imprevisto

Abaixo encontra os nossos alojamentos favoritos onde ficar numa escapadinha a Tabuaço – testados e aprovados por nós – que apresentam a melhor relação qualidade-preço da região.

Quinta do Tedo

A Quinta do Tedo é um premiado alojamento de turismo vitivinícola, dentro da categoria bed & breakfast, com uma deliciosa piscina exterior e inserido numa reserva ecológica, na convergência dos Rios Douro e Tedo.

Hotel Rural Quinta Do Pego

Rodeado pelas belas vinhas da Quinta do Pego, o Hotel Rural Quinta Do Pego é um moderno hotel de 4 estrelas com uma piscina exterior e vistas deslumbrantes do Vale do Douro. Glamour rural com conforto máximo.

Quinta da Casa Cimeira

A 5 km de Tabuaço, com vista para o pitoresco Vale do Douro, a Quinta da Casa Cimeira, Guest House, Wines & Food situa-se numa casa de campo histórica com comodidades modernas e encontra-se rodeada de jardim e vinhas. Conta com piscina exterior, bar e restaurante. O nome não esconde nada do que este alojamento de turismo rural oferece.

Casa Dos Ruis

A Casa Dos Ruis é um alojamento de turismo rural que disponibiliza quartos elegantes num edifício histórico renovado, com vistas para o Jardim Conde Ferreira, no centro histórico de Tabuaço.

Clique para ver mais opções de alojamento em Tabuaço

O que ver e fazer em Tabuaço? Locais a visitar e experiências a não perder

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoSe não conhece o Rijomax (o mais completo, complexo, exótico e insólito relógio do Mundo), a Granja do Tedo ou a Aldeia Vinhateira de Barcos, tem de ir visitar Tabuaço! Tabuaço, vila e concelho, é uma caixinha de surpresas. Alcantilada na encosta da serra, banhada pelo insinuante rio Távora, numa região predominantemente rural, e detentora de paisagens idílicas. Leia este artigo até ao fim e ficará convencid@.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Aldeia Vinhateira de Barcos – Roteiro para visitar Tabuaço

O que visitar em Tabuaço? Bem, para a vila em si, não vai precisar de alocar muito tempo. Como tal, não nos vamos alargar muito com a escrita. Mas não nos interprete mal! A riqueza patrimonial, natural e cultural de Tabuaço não se encontra concentrada na vila, mas espalhada pelo concelho. Terra de natureza em estado puro, lendas e tradições, não é à toa que os slogans “segredos do Douro” e “uma varanda entre serras e rios” lhe assentam tão bem.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Rijomax – Roteiro para visitar Tabuaço

Posto isto, os pontos de interesse a visitar e experiências a não perder na vila de Tabuaço são os seguintes:

  • Vá à loja interativa de turismo. Já foi uma escola. Agora guarda um tesouro: o Rijomax, o relógio mais insólito e completo do mundo. O sistema engendrado por um entusiasta, que nem relojoeiro era, é tão complexo que nem peritos conseguem pô-lo a funcionar desde que o seu criador faleceu – infelizmente.
  • Passeie pelo frondoso Jardim Conde Ferreira, favorito dos tabuacenses e onde acontecem por veze mercados de artesanato e produtos locais, sempre com animação, cortesia dos grupos de cantares locais.
  • Descubra o Pelourinho de Tabuaço, reconstruído em 2001 com base em imagens do original pelourinho desaparecido e rodeado pelas representações em painéis de azulejo dos pelourinhos do município.
  • Visite o MIDU Museu do Imaginário Duriense, mesmo defronte da Câmara Municipal de Tabuaço, um espaço de divulgação e preservação de lendas e tradições e todo o património imaterial do passado, presente e futuro do Douro.
  • Rume ao Largo 5 de Outubro, o adro da Igreja Matriz, templo barroco de origem românica. No interior destacam-se o retábulo barroco da capela-mor e o teto abobadado revestido em caixotões pintados com cenas bíblicas e santos.
  • Logo ao lado, encontra-se o Museu Abel Botelho, nomeado em homenagem a um ilustre filho da terra e pensado para a divulgação da cultura tabuacense.
  • Desça ao Fundo da Vila, até ao Largo Doutor Albano Teixeira Sousa, o centro nevrálgico de Tabuaço, apreciando pelo caminho os solares setecentistas e as praças arejadas, onde os tabuacenses trocam dois dedos de conversa entre a ida ao café ou à loja de bairro.
  • Deambule pelas castiças, estreitas e labirínticas ruas e ruelas em redor do adro da Igreja, que trazem à memória a antiga judiaria. No seu passeio não deixe de visitar as Capelas de Santa Bárbara e de São Vicente (provavelmente de origens castrejas do povoado primitivo suevo-visigótico),
  • Subir à Capela de São Plácido em estilo revivalista. Do miradouro terá uma das melhores vistas sobre a vila e não deixe de ler o poema de Carlos Oliveira que tão bem descreve Tabuaço.
Igreja Matriz de Tabuaço

O que visitar no concelho de Tabuaço? Pontos de interesse perto de Tabuaço

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Aldeia de Granja do Tedo, uma das mais belas e históricas aldeias de Tabuaço

Depois de explorar a malha urbana da vila, vá desvendar os “segredos do Douro” que se espalham pelo concelho e que merecem realmente a sua atenção quando visitar Tabuaço.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Miradouro de Adorigo

Tabuaço é detentora duma paisagem tão singular, entre montes ondulantes e fragas agrestes, que até nos faz duvidar se é obra do divino ou do demónio. Basta chegar e contemplar este território para nos transformarmos em fiéis devotos da Criação pelas mãos da deusa Natureza.

Foz do Távora

Perante o rendilhado dos socalcos vinhateiros, rasgados à força de braços nas encostas xistosas e ingremes dos vales, tornamo-nos humanistas. É um território resultante do forte vínculo à sua história em união com a natureza. Entre um estado de alma e o outro, eis os pontos de interesse que deve incluir no seu roteiro para visitar Tabuaço.

Foz do Tedo 

Fazendo a vez de fronteira natural entre os concelhos de Tabuaço e Armamar, na Foz do Tedo será brindad@ com um dos cenários mais apaixonantes da Estrada Nacional N222. Aqui o rio Tedo serpenteia por entre os montes durienses até se tornar Douro. No processo cria vários meandros rasgando vales tatuados de vinhas em socalcos. E o mais vistoso? A Foz do Tedo! Para desfrutar deste estonteante quadro do Douro Vinhateiro percorra um pequeno troço da curvilínea estrada CM1101. Quanto mais subir, melhores as vistas!

Ponte Românica de Santo Adrião

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoNa continuação dessa mesma estrada, a CM1101, encontra-se a Ponte Românica de Santo Adrião, num lugar onde passavam duas vias romanas. Ainda serve de ligação entre as povoações de Santo Adrião (Armamar) e Santa Leocádia (Tabuaço). Tem 50 metros sendo a mais comprida ponte de cantaria sobre o Rio Tedo.

Aldeia Vinhateira de Barcos

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoAo visitar Tabuaço terá a oportunidade de conhecer uma das mais emblemáticas Aldeias Vinhateiras do Douro: Barcos.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Igreja Matriz de Barcos

Percorra sem pressas as castiças ruelas da Aldeia Vinhateira de Barcos e visite a Igreja Matriz, o Cruzeiro dos Centenários de Barcos, o antigo Forno da Confraria, a Casa da Colegiada, os antigos Paços do Concelho, a Casa da Rosa, o Tribunal, o Fontanário do Largo do Adro e a antiga Cadeia.

Aldeia de Granja do Tedo

Granja do Tedo é uma pitoresca e encantadora aldeia, estendida ao longo da sua ribeira, um local tranquilo de rara beleza natural. Perante a sua visão, nem dá para acreditar na sua origem sangrenta. Um misto de história e lenda acerca dum amor proibido entre o cavaleiro cristão por trás da fundação da aldeia, D. Thedon Ramires, e a princesa moura Ardínia, que levou ambos à morte pelas mãos do pai enfurecido de Ardínia.

Lendas à parte, vale a pena conhecer em detalhe os encantos de Granja do Tedo, começando pelo Jardim Histórico, a Igreja Matriz e o Forno Comunitário, e a Capela da Senhora do Socorro, o Fontanário e o Pelourinho atravessando a Ponte Grande, românica.

Praia Fluvial de Granja do Tedo

A Praia Fluvial da Granja do Tedo é, na nossa opinião e de muitos, a melhor praia fluvial de Tabuaço. Mergulhos nas águas da ribeira ou na piscina pública (preço de entrada simbólico) são absolutamente irresistíveis no verão. E não faltam espaços relvados bem cuidados para banhos de sol.

Aldeia de Pinheiros

A descoberta das gravuras de arte rupestre no Cabeço das Pombas, pôs a aldeia de Pinheiros no mapa e merece ser incluída no seu roteiro para visitar Tabuaço. Para além disso, descubra os outros pontos de interesse da aldeia como a Igreja Matriz dedicada a Santa Eufémia e a Capela de Santa Bárbara, na Eira da Lapa.

Santuário de Nossa Senhora do Sabroso

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoO Santuário de Nossa Senhora do Sabroso situa-se num bosque frondoso entre a Aldeia Vinhateira de Barcos e a aldeia de Pinheiros. É um dos templos histórico-religiosos mais emblemáticos a visitar em Tabuaço. É uma igreja românica, a primeira construída na região após a conquista aos mouros na Idade Média. Dentro do recinto da igreja conservam-se pedras tumulares, tendo ainda vestígios dum castro povoado nos inícios da era cristã. É destino duma das romarias mais importantes da região, e foram criadas condições para os peregrinos. Traga o farnel e aproveite o parque de merendas para um picnic rodeado de santa tranquilidade.

Ermitério de São Pedro das Águias – Rota do Românico em Tabuaço

A Rota do Românico passa por Tabuaço, e visitar o Ermitério de São Pedro das Águias é ir ao encontro do seu maior monumento. Embora de pequenas dimensões, o templo românico construído num cenário eremítico há mais de mil anos por monges beneditos da Ordem de Cister, revela a sua antiguidade nos pórticos e modilhões notavelmente ornamentados.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoNuma paisagem agreste mas surpreendente, esta que é também conhecida como igreja de São Pedro Velho ergue-se a meia encosta de uma ravina abrupta que cai sobre o rio Távora. Julga-se ser o primeiro templo beneditino que adotou a regra cisterciense

Cascata, Passadiços e Miradouro do Fradinho

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Vista do Miradouro do Fradinho

Absolutamente imperdível num roteiro para visitar Tabuaço: a surpresa natural das Fragas do Fradinho. Praticamente à saída de Tabuaço, em direção a Távora, a natureza fez brotar das entranhas da terra penedos gigantes que parecem chegar ao céu. Lá bem no fundo da escarpa, corre um rio Távora com temperamento de Adamastor. Aquelas paredes verticais da rocha são um desafio assombroso, até para alpinistas.

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamento
Passadiços do Fradinho

Se não se deixar intimidar pelo desfiladeiro, suba os 420 degraus das escadas de madeira (é preciso pulmão), cumprimente o Fradinho e desfrute da magnífica paisagem das escarpas do Távora (enquanto recupera o fôlego, se a paisagem não lho roubar novamente).

Mas há mais surpresas. Muitos não se aventuram pelo trilho calcetado e perdem a oportunidade de ver a Cascata do Fradinho, uma das mais belas quedas de água do concelho de Tabuaço.

Foz do Távora

Revelamos mais uma oportunidade de sentir a energia duriense, na Foz do Távora. De Adamastor a cordeirinho manso, o rio Távora é uma caixinha de surpresas. Na sua foz é amansado pelo Douro no qual desagua, permitindo até ancorar os barcos tranquilamente na sua marina. Provavelmente nem vai reparar na Foz do Távora, limitando-se a cruzar a ponte, quando estiver a fazer a sua roadtrip pela cénica Estrada Nacional 222. Mas o encontro destes dois gigantes de água é digno de uma paragem. Aproveite para fazer uma pausa para café, cervejinha fresca ou até mesmo uma deliciosa refeição no Foz do Távora Bar – sentado à beirinha do Douro, as vistas também são de babar.

Miradouros de Tabuaço

Se há coisa que “uma varanda entre serras e rios” tem que ter, é miradouros com vistas de deslumbre. E Tabuaço tem, muitos e variados. Virados ao rio uns, mirando montanhas outros. Mas todos de elevado interesse paisagístico se for esse o seu mote para visitar Tabuaço. Para além do Miradouro do Fradinho e da Foz do Tedo que já referimos atrás, destacamos também os seguintes miradouros de Tabuaço:

Miradouro de Adorigo

Prepare-se para mais um momento de puro deslumbramento num dos muitos miradouros do Douro. O Miradouro de Adorigo é uma autêntica varanda para o Douro (fazendo jus ao slogan), que não vai querer perder quando visitar Tabuaço.

Miradouro de Nossa Senhora da Conceição

O primeiro miradouro com vista privilegiada sobre a vila de Tabuaço é o Miradouro de Nossa Senhora da Conceição, com um amplo terraço adornado por uma imagem de Nossa Senhora da Conceição – claramente, adorada pelos tabuacenses que aqui vêm prestar culto.

Miradouro do Pedregal ou do Alto da Escrita

A caminho de Vale de Figueira, o Miradouro do Alto da Escrita é ponto de paragem obrigatória num roteiro para visitar Tabuaço. Daqui é possível vislumbrar os contrastes da paisagem. De um lado, o Douro dos vinhedos. Do outro, a Beira das searas e dos pinhais. E, na fronteira, a Vila de Tabuaço.

Trilhos e Percursos Pedestres de Tabuaço

Se é nosso leitor assíduo, já sabe que não resistimos a um bom trilho em cada recanto do nosso “Portugal, Um País de Maravilhas”, como o valorizamos. Este território duriense não foi exceção e fomos visitar Tabuaço também com o propósito de percorrer um trilho promissor: o Trilho do Vale do Tedo. Se no papel era bom, na realidade é muito melhor. Abaixo encontra uma breve descrição dos trilhos que consideramos mais emblemáticos no concelho de Tabuaço.

Trilho do Vale do Tedo – PR1 TBC

O Trilho do Vale do Tedo é um percurso pedestre de pequena rota com cerca de 13 km, circular e de dificuldade fácil/moderada, portanto, uma boa atividade para fazer em família. Oficialmente, o trilho começa e termina na Granja do Tedo. Passa pelas pequenas povoações de Vale de Figueira, Pinheiros e Ribeira de Goujim, localidade onde se junta à GR14 Grande Rota dos Vinhos da Europa, seguindo o rio Tedo para montante até culminar em Granja do Tedo. Desenvolve-se por caminhos agrícolas de acesso a vinhas, hortas e pomares, por estradões florestais até ao alto da serra (820 m de altitude) e caminhos seculares que descem aos vales refrescantes e revestidos de frondosa vegetação. O trilho passa por lameiros de pasto, portanto, deixe as cancelas tal qual as encontrou.

GR14 – Grande Rota dos Vinhos da Europa

O troço concelhio de Tabuaço da GR14 Grande Rota dos Vinhos da Europa é linear e tem 16,5 km de extensão. Inicia-se nas extremidades do concelho, desde Goujoim, Armamar, passa pela Granja do Tedo, sobe por antiquíssimos caminhos às freguesias de Longa e Arcos e continua depois para Paço – Sendim, até ao rio Távora, onde faz ligação ao troço da grande rota pertencente ao concelho de São João da Pesqueira.

Clique para conhecer os melhores Trilhos e Percursos Pedestres de Portugal

Melhores Quintas do Douro e Vinho do Porto em Tabuaço | Enoturismo

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoUma visita a Tabuaço não pode deixar de incluir a passagem pelas Quintas do Douro para experiências enológicas que são um despertar dos sentidos memorável, e em muitos casos, vão além das provas e degustações dalguns dos melhores vinhos do Douro e Vinhos do Porto. Estas são as nossas Quintas do Douro de eleição no concelho de Tabuaço.

Quinta do Seixo – Sandeman

Quem não conhece a marca Sandeman? Pois saiba que as melhores vinhas e castas que dão origem aos afamados vinhos da Sandeman têm as suas raízes nos solos de Tabuaço. Mais propriamente na histórica Quinta do Seixo. Localizada às margens do rio, com vistas para o Douro de tirar a respiração oferece um vasto leque de experiências, que vão desde as clássicas visitas às vinhas centenárias, lagares e adega (com prova de vinho do Porto) aos deliciosos picnics rodeados de natureza.

Quinta do Tedo

As provas de vinhos na Quinta do Tedo têm ainda mais sabor por causa da sua localização idílica: sobranceira à Foz do Tedo e seus meandros. Se for visitar a Quinta do Tedo num dia soalheiro, considere também fazer um romântico picnic com vista para o rio Tedo, acompanhado de uma prova de vinhos. Como são muito populares, recomendamos reservar com antecedência para garantir lugar quando visitar Tabuaço. Clique para reservar a sua prova de vinhos com tour pela quinta, ou picnic panorâmico sob uma oliveira centenária (sem custos adicionais e cancelamento gratuito) através do GetYourGuide. Melhor, só se reservar um quarto para uma noite de divino descanso.

Quinta do Monte Travesso

Desde a sua fundação, em 1896, que a Quinta do Monte Travesso está na mesma família que, há cinco gerações, se dedica à produção e aprimoramento de voluptuosos vinhos do Douro e Vinho do Porto, muitos deles premiados. Aberta à inovação, foi sempre atualizando métodos e técnicas dos seus néctares, somou a produção de azeite de marca própria e dá cartas na recente aposta no turismo, que inclui visitas guiadas à quinta e garrafeiras com provas de vinhos e de azeite, e muito recentemente ao alojamento de turismo rural com duas casas de campo com piscina irresistíveis.

Quinta do Pego

Baco certamente abençoou o solo xistoso da Quinta do Pégo que produz vinhos do Douro dignos dum banquete no Olimpo. A prová-lo estão os prémios ganhos anos consecutivos. Mas nada melhor do que experienciar por si a sucessão de prazeres do palato e despertar dos sentidos. Cada gota dos vinhos do Douro, Reserva e Porto Vintage da Quinta do Pego é puro ouro líquido. Nem Baco recusaria uma degustação destas, muito menos uma noite glamorosa no hotel ou uma refeição gourmet no restaurante da quinta.

Quinta do Panascal

Tabuaço, o que visitar | Roteiro com o que ver e fazer e dicas de alojamentoNa Quinta do Panascal a arte e o conhecimento da produção de grandes Vinhos do Porto constituem uma tradição transmitida de geração em geração. Se lhe dissermos que está na origem dos Vinhos do Porto Fonseca, perceberá imediatamente o seu valor. É conhecida e reconhecida pelos seus requintados Vintage, e Fonseca, a sua marca com séculos de história e fama mundial. Numa visita à Quinta do Panascal será guiad@ pelas caves, adega, lagares e garrafeira (um autêntico bau do tesouro!). Não prometemos que lhes revelem o segredo por trás dos seus melhores Vinhos do Porto, mas será seguramente umas das melhores experiências da sua vida.

Onde comer em Tabuaço? Melhores Restaurantes

Bacalhau da Telha do Restaurante Tábua D’Aço

Não faltam bons e deliciosos pretextos para visitar Tabuaço num roteiro gastronómico de saberes e sabores tradicionais. Sabemos que os “bons garfos” adoram esta secção nos nossos artigos, por isso… Abaixo arranjamos-lhe já três pretextos, escolhendo os melhores restaurantes de Tabuaço onde comer aquelas iguarias que basta nomear para se começar a salivar: cabrito recheado com arroz de forno; javali estufado; fritada de anho; peixinhos do rio em molho de escabeche; bacalhau na telha; presunto e fumeiro; bola de carne; folar de Tabuaço; doces conventuais; e Bolo-Rei de Tabuaço, o “melhor Bolo-Rei de Portugal”.

Tábua D’Aço
R. Môa, Edifício Piscinas Municipais, Tabuaço

O Tachinho da Té
Rua Conde Ferreira, Tabuaço

Quinta dos Magusteiros
Quinta dos Magusteiros, 5120 Tabuaço

O que visitar perto de Tabuaço?

Miradouro de São Salvador do Mundo – São João da Pesqueira

Quando for visitar Tabuaço, aproveite para conhecer outros encantos da região do Alto Douro Vinhateiro. Até porque bem pertinho de Tabuaço encontra várias mãos cheias de locais de interesse para visitar, muitos deles na rota da Estrada Nacional 222. Abaixo encontra os nossos favoritos, com informação da distância face a Tabuaço:

Mapa com a localização dos principais pontos de interesse a visitar em Tabuaço


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa com os pontos de interesse a visitar num roteiro por Tabuaço.

Outros artigos de Trás-os-Montes e Alto Douro

Aldeias de Bragança | Alijó | BragançaChavesDouro Vinhateiro | Foz Côa | Freixo de Espada à Cinta | Lagos do SaborLamego | Macedo de Cavaleiros | Miranda do Douro | MirandelaMiradouros de Torre de MoncorvoMogadouro Montalegre | Nordeste Transmontano | Parque Natural do Douro InternacionalParque Natural de MontesinhoPeso da Régua | Pinhão | São João da Pesqueira | Serra do Alvão | TaroucaTorre de Moncorvo | Turismo Rural Nordeste TransmontanoVale do Tua | Vila Real | Vilarinho de Negrões 

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.