Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares Cabral

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares Cabral

Visitar Belmonte na sua próxima viagem às Beiras e Serra da Estrela é o desafio que lhe lançamos neste artigo. Comece a planear a sua escapadinha à mais judaica das Aldeias Históricas de Portugal com a ajuda das nossas sugestões de onde dormir, o que visitar, onde comer e mapa interativo, para se orientar “no terreno” e aproveitar o seu tempo ao máximo quando for visitar Belmonte.

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares Cabral
Praça da República – Visitar Belmonte

Belmonte tem séculos de história e tradição, paisagens a perder de vista e gente boa que é exemplo de tolerância. Alcandorada num morro granítico da Serra da Boa Esperança, esta Aldeia Histórica de Portugal faz jus ao nome. Diz-nos quem cá mora, e com orgulho, “há lá mais belo monte para viver”. Concordamos sem hesitar porque em terra alheia não se contraria a tradição. Muito menos, a convicção.

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares Cabral
Judiaria de Belmonte – Rede de Judiarias de Portugal

De facto, os belmontenses têm motivos de sobra para se orgulharem das suas raízes. Visitar Belmonte é pisar o solo que viu nascer Pedro Álvares Cabral, o navegador português que descobriu o Brasil. É ler a narrativa de séculos dos últimos judeus secretos sefarditas na Península Ibérica nas fachadas das casas do bairro judaico.

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares Cabral
O enigmático Centum Cellas

É encantar-se com as lendas de bravura irredutível dos que prezavam mais esta terra de fronteira que a própria vida. Nesta viagem no tempo, pode recuar até às comunidades castrejas da Idade do Bronze, cruzar-se com lusitanos e romanos, os poderosos Cabrais, e seguir o fio da história até aos primeiros acordes trinados pelo nosso saudoso Zeca Afonso.

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares Cabral

Belmonte pode ser uma excelente base para explorar a excecional Serra da Estrela ou as congéneres Aldeias Históricas de Sortelha e Monsanto. Clique nos links abaixo para descobrir os encantos destes destinos.

Belmonte: onde fica e como chegar?

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares CabralEm plena Cova da Beira, no sopé da Serra da Estrela, a vila portuguesa de Belmonte está implantada na margem esquerda do rio Zêzere. Pertencente ao distrito de Castelo Branco no Centro de Portugal, Belmonte integras a rede das 12 Aldeias Históricas de Portugal e a Rota das Judiarias de Portugal.

As capitais de distrito mais próximas de Belmonte são a Guarda (30 km ), Castelo Branco (71 km) e Viseu (102 km).

A alternativa mais económica para chegar a Belmonte é de autocarro (ônibus). Há ligações diárias de Lisboa (3h 50 min de viagem com um custo a rondar os 18€) e do Porto (3h 25 min de viagem e custos a rondar os 13€). Contudo, pode precisar de mudar de autocarro nalgum ponto da viagem.

Belmonte vista do seu altaneiro castelo

Por isso, a melhor forma de chegar a Belmonte é de carro. A viagem é mais rápida e prática, simplifica a logística e permite aproveitar o tempo ao máximo, podendo depois circular na região e descobrir as pérolas escondidas nos arredores. Na verdade, visitar alguns dos locais de interesse referidos neste artigo sem carro ou sem recorrer a um tour é uma tarefa (praticamente) impossível de realizar. Se estiver sem viatura própria, o melhor mesmo é alugar um carro.

Dica VagaMundos: Se não tem carro próprio e precisa de alugar um carro para a sua visita a Belmonte, recomendamos que utilize o Rentalcars. O que mais nos agrada no RentalCars é que permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car (e assim encontrar o melhor preço disponível) sendo ainda possível cancelar o aluguer, sem qualquer custo, até 48h antes da partida.

Clique para ver todas as opções de aluguer de carro.

Quando visitar Belmonte?

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares CabralA melhor altura do ano para visitar Belmonte é entre maio e setembro: as temperaturas são amenas (em julho e agosto chegam a ser mesmo quentes, como é típico nesta região da Beira Baixa), o tempo é seco e os dias são mais longos. Isto não quer dizer que os meses mais frios não sejam uma boa altura para uma escapadinha a Belmonte.

Mas registe as datas das festividades e eventos de Belmonte que mais visitantes atraem à vila por serem experiências de manifestação cultural singulares:

  • Feira Tradicional de Enchidos e Sabores de Belmonte (fevereiro)
  • Procissão em Honra a Nossa Senhora da Esperança (25 e 26 de abril)
  • Feira Medieval de Belmonte (meados de agosto)
  • Mercado Kosher (setembro)
  • Festa das Luzes (dezembro): marca a celebração judaica “Hannukah”

Onde ficar a dormir em Belmonte? Sugestões de alojamento

Pousada de Belmonte

O charme e requinte da Pousada de Belmonte aliam-se aos ótimos serviços para garantir dias muito bem passados na região. A pousada resulta do restauro do Mosteiro de Nossa Senhora da Esperança, a apenas 1 km de Belmonte. Com vistas privilegiadas para a Serra da Estrela de todos os quartos, pode ainda desfrutar duma piscina, da cozinha típica regional com um toque de sofisticação do restaurante e dum relaxante lounge-bar.

Quinta da Ribeira – Belmonte

Rodeada de campo, a 3 km de Belmonte, a Quinta da Ribeira transmite uma sensação rústica única, num ambiente que nada deve ao conforto, ao asseio e ao bem-estar. A casa é já de si acolhedora, mas a hospitalidade com um sorriso e familiaridade dos anfitriões desarmam qualquer um.

Casa Miriam – Belmonte

Acolhedora, funcional e bem no centro de Belmonte, a Casa Miriam é ideal para uma escapadinha romântica ou para uma família de três em busca daquele sossego rural que fica gravado na memória. Até o seu patudo vai adorar.

Clique para ver mais opções de alojamento em Belmonte

Belmonte: o que visitar?

Castelo de Belmonte

Comece o seu roteiro a visitar Belmonte subindo ao Largo de São Tiago. Aqui encontra o altaneiro Castelo de Belmonte, palco estratégico de defesa territorial desde o século XIII. Destacam-se a bela janela manuelina, a Torre de Menagem e Sala Oitocentista adaptadas a espaços museológicos dedicados à história do Concelho e do Castelo.

Igreja de Santiago – Visitar Belmonte

Nas imediações do largo encontra ainda a Igreja de Santiago e Panteão dos Cabrais, as Capelas de Santo António e do Calvário, a Cruz de Madeira de Pau-brasil e uma alusão à lenda do Cativo de Belmonte.

Caminho de Santiago em Belmonte

Situada num dos caminhos portugueses de peregrinação a Compostela, os peregrinos encontravam em Belmonte e na Igreja de Santiago um conforto espiritual no decurso da sua jornada. Relembramos que no concelho há dois caminhos para Santiago de Compostela. O Caminho “Via da Estrela”, desde Cáceres, e o Caminho “Nascente”, marcado desde Évora.

Praça da República – um dos locais de visita obrigatória em Belmonte

Dirija-se à Praça da República para apreciar o edifício histórico dos antigos Paços do Concelho (Junot mandou picar o brasão de armas da vila na fachada, por Belmonte não se ter rendido aquando das Invasões Francesas), o Pelourinho de Belmonte e o Candelabro Hannukah. Não abandone a praça sem saciar a fome e a sede. O Brasão e a Taberna Fio de Azeite são dos nossos favoritos para acalentar o estômago e a cervejaria Cabralina que cativa pelas cervejas artesanais e atmosfera.

Cervejaria Cabralina

Para além da forte ligação com os Descobrimentos, Belmonte tem também uma enorme ligação com a comunidade judaica portuguesa, pertencendo inclusivamente à Rede de Judiarias de Portugal.

Ruelas empedradas da Judiaria de Belmonte

Percorra as ruas empedradas da judiaria, entre a rua Direita e a da Fonte da Rosa. Olhe atentamente para as ombreiras das portas e deslinde os motivos cruciformes esculpidos na pedra. Faça esta viagem do século XIII até aos nossos dias da maior comunidade judaica de Portugal.

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares Cabral
Sinagoga Bet Eliahu

Visite a Sinagoga Bet Eliahu e o Museu Judaico para conhecer a narrativa da última comunidade criptojudaica da Península Ibérica. É a oportunidade de reviver a história duma comunidade forçada a declarar-se publicamente cristã enquanto vivia as tradições e rituais judaicos em total sigilo, numa sociedade que viu obrigada a ser secreta. Saiba que um dos vencedores das 7 Maravilhas da Cultura Popular de Portugal foi o Criptojudaísmo de Belmonte.

Belmonte: o que visitar e onde ficar na terra de Pedro Álvares CabralNa rua Pedro Álvares Cabral encontra a estátua que homenageia o filho da terra e descobridor do Brasil, por entre casas de Arte Nova do início do século XX e conheça mais duas das lendas emblemáticas de Belmonte, a Lenda dos Cabrais, que explica as duas cabras presentes no brasão da origem da família dos Cabrais, e a arrepiante Lenda da Prensa, que fundamenta a firmeza dum povo que não verga numa história de sacrifício.

Solar dos Cabrais

Avance pela rua e mire as belas vistas das paisagens maravilhosas com que Belmonte é bafejada, para a Serra da Estrela e o rio Zêzere no miradouro das Varandas do Zêzere, mesmo antes da Câmara Municipal. Conheça toda a história da poderosa família Cabral profundamente entrecruzada com a história de Belmonte no Solar dos Cabrais, encimado pelo brasão sobrevivente dos Condes de Belmonte.

Museu dos Descobrimentos © Câmara Municipal de Belmonte

Atualmente alberga a Biblioteca e Arquivo Municipal, a par do Museu dos Descobrimentos, numa experiência imersiva e interativa das antigas naus dos Descobrimentos que uniram a nação de Portugal aos Novos Mundos. Ao visitar Belmonte pode ter interesse em visitar ainda o Ecomuseu do Zêzere e o Museu do Azeite, ambos nas imediações do Solar dos Cabrais.

Last, but not least… Nenhum roteiro para visitar Belmonte pode desprezar uma visita à Igreja Matriz. A construção é recente, de meados do século XX, mas o interior do templo religioso guarda um grande tesouro: a lendária imagem de Nossa Senhora da Esperança que terá acompanhado Pedro Álvares Cabral na travessia atlântica que resultou na descoberta do Brasil.

Se nas suas deambulações a visitar Belmonte se cruzar com uma estátua de Zeca Afonso, não estranhe. O músico e compositor português viveu em Belmonte, nos anos trinta, com uma avó e um tio, na altura presidente da câmara da vila. “Foi ele que me incutiu o gosto pela música” pelas palavras do próprio.

Villa da Quinta da Fórnea © Turismo do Centro de Portugal

Dos tempos de ocupação romana restam dois grandes testemunhos. A sul, a Villa da Quinta da Fórnea é uma descoberta muito recente que afortunadamente surgiu à luz do dia com a construção da autoestrada A23. Além da antiga villa romana, pode também ter interesse em conhecer os Mausoléus da Fórnea e ao Castro da Chandeirinha, um castro que data da época de transição entre a Idade do Bronze e a Idade do Ferro no topo da Serra da Esperança.

Centum Cellas

Feche o dia com uma visita à enigmática Centum Cellas, em Colmeal da Torre. As mais recentes escavações dizem que terá sido uma villa romana com origens no século I d.C, mas sobre a sua famosa Torre ninguém sabe ao certo o propósito. Assistir ao pôr-do-sol de Centum Cellas, com a Serra da Estrela no horizonte, é pura magia!

Mapa do roteiro para visitar Belmonte


Clique no canto superior direito para aumentar o mapa do roteiro para visitar Belmonte.

Outros artigos do Centro de Portugal

Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Cascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castro Daire | Coimbra | DornesEstações Náuticas Centro de PortugalFigueira da Foz | Fragas de São Simão | Manteigas | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Região do Oeste | OurémPassadiços do OrvalhoPenamacor | Penedo Furado | PenichePiodão | Poço Negro | Santa Comba DãoSeia | Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Sortelha | Tomar | Viseu

Prepare a sua próxima Viagem

Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.

No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre os melhores tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.

Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na World Nomads ou na IATI Seguros. São ambas agências 100% especializadas em viagens e apresentam sempre os melhores rácios custo-benefício do mercado. Se optar pela IATI use o nosso link e terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.

Anda à procura de voos baratos? Então utilize o Skyscanner para encontrar as melhores tarifas aéreas do mercado

Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize o Rentalcars. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.

Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o blog "VagaMundos" a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.