Se veio aqui parar, é porque vai visitar Sortelha. Sortelha é das aldeias de Portugal que mais encanto emana. O castelo, muralhas e casario medievais, erguidos sobre um maciço granítico a 760 metros de altitude, conferem-lhe um ambiente fascinante. Não só é uma das 12 Aldeias Históricas de Portugal melhor preservadas, como tem um enquadramento paisagístico simplesmente fantástico.
Conteúdo deste Artigo
- 1 Onde fica e como chegar a Sortelha?
- 2 Quando visitar Sortelha?
- 3 Onde ficar a dormir em Sortelha? Sugestões de alojamento
- 4 Sortelha, o que visitar?
- 5 O que visitar nos arredores de Sortelha?
- 6 Trilhos e Percursos Pedestres na Sortelha
- 7 Praias Fluviais (perto) de Sortelha
- 8 Sortelha: mapa turístico dos principais pontos de interesse da aldeia histórica e arredores
- 9 Outros artigos do Centro de Portugal
Onde fica e como chegar a Sortelha?
Sortelha é uma aldeia beirã localizada no concelho do Sabugal, pertencente ao distrito da Guarda, no Centro de Portugal. A meio caminho entre a Serra da Estrela e a Reserva Natural da Serra da Malcata, Sortelha integra atualmente a rede das 12 Aldeias Históricas de Portugal.
A melhor forma de chegar a Sortelha é de carro próprio ou carro alugado, o que ainda lhe permite circular e descobrir as pérolas escondidas nos arredores. Os transportes públicos são escassos e de difícil logística. Com a proximidade à A23, é mais rápido chegar à aldeia de carro: basta tomar a saída da autoestrada em direção ao Sabugal. Em menos de vinte minutos está no Centro Histórico de Sortelha.
Quando visitar Sortelha?
A melhor altura do ano para visitar Sortelha é entre maio e setembro: as temperaturas são amenas (em julho e agosto chegam a ser mesmo quentes, como é típico nesta região da Beira Alta), o tempo é seco e os dias são mais longos. Isto não quer dizer que os meses mais frios não sejam uma boa altura para uma escapadinha a Sortelha.
Apesar do centro histórico ser compacto o suficiente para uma visita de meio dia, já há quem escolha ficar em Sortelha para explorar a Serra da Estrela por estar relativamente próxima. Além disso, a aldeia tem uma localização privilegiada para descobrir outras atrações da região.
A feira medieval “Muralhas com História” é um dos eventos temáticos de maior dimensão e animação da aldeia. Afinal, as muralhas de Sortelha são o cenário ideal para retratar a Idade Média. Ano após anos, são cada vez mais os visitantes que no terceiro fim-de-semana de setembro acorrem à aldeia de Sortelha para assistir a uma das mais belas feiras medievais do país.
Onde ficar a dormir em Sortelha? Sugestões de alojamento
Atraindo cada vez mais visitantes, Sortelha já dispõe dalguma oferta de alojamento de qualidade muito requisitado aos fins-de semana, feriados e férias. Maioritariamente direcionados para o hóspede que procura paz e tranquilidade num lugar histórico rodeado de natureza, os alojamentos com melhor relação qualidade-preço integram a categoria de casas de férias em espaço de Turismo Rural. Portanto, o nosso conselho é reservar a sua casa ou quarto em Sortelha com antecedência.
Faça deste o seu cantinho em Sortelha e não se arrependerá. O Cantinho da Ana é composto por três casas de campo rústicas, reconstruídas mantendo a estrutura de origem e os materiais de construção típicos: pedra de granito e madeira. Quer de verão, quer de inverno, são cómodas, confortáveis e acolhedoras. Um pequeno-almoço delicioso e repleto de miminhos está incluído. E mais umas surpresas que amolecem o coração. É chegar e esquecer o cansaço, o stress e a agitação da cidade naquela escapadinha romântica ou numa viagem de família com dois pequenotes.
São os pequenos detalhes que fazem toda a diferença nas Casas da Lagariça. Casas rústicas acolhedoras, decoração e estrutura harmoniosas a condizer com a envolvente rural e natural, nada deixam a desejar quando se quer uma casa longe de casa. Para 2, para 5, para 8, até para o amigo de quatro patas. Com todas as comodidades a garantir conforto em cada estação, não se admire de encontrar a lareira acesa à chegada. A simpatia e disponibilidade da anfitriã são de louvar, que não hesita em exceder as expetativas dos hóspedes, “haja força e saúde!” Vale muito a pena optar pelo pequeno-almoço incluído.
Sortelha, o que visitar?
Com mais de 800 anos de história, a aldeia parece esquecida no tempo. Talvez por isso a antiga vila de Sortelha tenha chegado aos nossos dias com a fisionomia urbana e arquitetónica praticamente inalterada, sendo considerada uma das mais bem conservadas de Portugal. Este é provavelmente o traço mais particular que lhe confere este cunho ancestral e nos faz viajar a uma vila característica do século XVI.
Castelo de Sortelha e Centro Histórico
O encantamento de visitar Sortelha começa na Porta da Vila que rasga as muralhas a nascente encimada por uma antiga torre de vigia. A cidadela tem o condão de nos transportar imediatamente para qualquer história fantástica de cercos e conquistas, cavaleiros e donzelas, mercadores e aldeões.
Damos de caras com o terreiro do Largo do Corro, onde se ergue uma árvore secular e se destaca uma fonte de mergulho medieval ou quinhentista. A Rua da Fonte e a Rua Direita são os eixos principais que cruzam a aldeia organizada em quarteirões irregulares. É através delas que somos conduzidos, por entre o casario, numa viagem no tempo que nos fala das épocas, dos povos, das lendas e das tradições de Sortelha.
Começando pelas casas de pedra que, para além do valor patrimonial, encerram muita história, algumas antecedendo aos séculos XV e XVI. Encontramos exemplo disso na Casa Número Um (provavelmente a mais antiga e de origem medieval), na Casa da Janela Manuelina (atente ao relógio de sol do lado sul) bem como em detalhes das casas dos Falcões, do Vento que Soa, do Escrivão, das Almas, da Vila, do Governador e do Juiz Árabe.
Chegando ao Largo do Pelourinho, o antigo centro político da vila, terá a Casa da Câmara e da Cadeia (atual Junta de Freguesia), o Pelourinho de Sortelha (manuelino) e a entrada do castelo.
Ao Castelo de Sortelha, bem ao estilo românico e gótico com claras adições manuelinas, acede-se através da Porta do Castelo, com as armas reais de D. Manuel I e esfera armilar. Na praça de armas ainda se preservam as típicas Torre de Menagem, com varanda de mata-cães, Cisterna, e ainda uma Porta Falsa a sul. Há ainda mais duas Portas Falsas a rasgar a muralha, uma próxima do castelo e a outra do lado oposto da cidadela, entaipada aquando da reforma seiscentista.
Continue a sua visita dirigindo-se ao Largo da Igreja para apreciar a igreja matriz renascentista de 1573 cujo orago é Nossa Senhora das Neves. No interior da cidadela, entre ruelas e quelhas e casas de pedra empoleiradas em blocos de granito, destacamos ainda a Torre Sineira para vistas panorâmicas da cidadela, os passos da Via Sacra, a Fonte da Azenha com um peculiar tanque esculpido na rocha, e a residência paroquial cujo umbral tem inscrito a data de 1756, mas crê-se de data anterior, encimada por duas cruzes.
Faça como os “lagartixos”, alcunha das mulheres e homens da terra, e aproveite os raios de sol num beiral ou banco de pedra, nomeadamente no Jardim do Anel. Desengane-se se julga que a sua visita à vila muralhada de Sortelha se esgota nestes pontos de interesse.
Comece por subir as muralhas e percorrer os troços possíveis e comprove que vale a pena visitar Sortelha pela beleza paisagística em que se insere. A vista perde-se no horizonte alcançando a Serra da Estrela dum lado, a Serra da Malcata do outro e no meio o Vale de Riba-Côa até à Cova da Beira.
Saia da cidadela pela Porta Nova, ironicamente a mais antiga da muralha, e repare na Pedra da Muralha onde estão gravadas o Côvado e a Vara, umas medidas-padrão medievais que serviam de sistema de medição para trocas comerciais.
À sua frente estende-se um troço sobrevivente da calçada medieval do acesso ocidental da vila e mais adiante as ruínas da Hospital e Igreja da Misericórdia cujo culto se julga ser a Santa Rita. A particularidade desta igreja é o facto de estar rodeada duma necrópole de sepulturas antropomórficas escavadas na rocha.
Não se fique por aqui na sua caça ao tesouro. Há ainda uma Cabeça da Velha e umas Pedras Beijoqueiras para descobrir. Por entre os inúmeros penedos que rodeiam a vila muralhada a natureza esculpiu estes dois que inclusivamente já deram azo a lendas mouriscas e estórias do arco-da-velha. Com toda esta ambiência inspiradora, não nos admirava nada que descobrisse por lá mais umas “pedras fantásticas”.
O que visitar nos arredores de Sortelha?
Sabemos que dificilmente vai querer deixar de viver o seu conto de fadas em Sortelha, mas se ele for subitamente interrompido, não se despeça da aldeia sem aproveitar para conhecer os arredores. Será coisa para mais um dia ou dois (ou uma semana de férias vivida a seu bel-prazer).
Outras Aldeias Históricas
Enriqueça o seu roteiro para visitar Sortelha juntando o útil ao agradável. Aproveite para conhecer outras Aldeias Históricas de Portugal que lhe ficam mesmo perto. As mais emblemáticas são a vizinha Aldeia Histórica de Belmonte, berço de Pedro Álvares de Cabral descobridor do Brasil e sede da maior comunidade judaica em Portugal, e a Aldeia Histórica de Monsanto, a Aldeia Mais Portuguesa de Portugal “nascida das entranhas” de gigantes penedos e barrocos de granito.
Sabugal
A par destas, não pode perder uma visita demorada ao Sabugal para conhecer o Castelo do Sabugal, a Igreja da Misericórdia, o bonito Pelourinho e o Museu Municipal. Se for em agosto, pode ter interesse em assistir a uma das maiores tradições beirãs, as Capeias Arraianas das aldeias do Sabugal, uma ancestral corrida de touros em que o touro é lidado com Forcão.
Termas Rádium e Hotel da Serra da Pena
Adeptos do Urbex não falham um pulinho ao “castelo” abandonado das águas radioativas. A 5 km de Sortelha na estrada para Caria, encontra-se um dos lugares abandonados mais fascinantes de Portugal. Falamos das Termas Rádium desativadas há mais de meio século, cujo complexo englobava um hotel no sopé da Serra da Pena. Apesar do cenário ser digno dum filme de terror fantasmagórico, já conquistou reputação como instagram spot.
Trilhos e Percursos Pedestres na Sortelha
Alegrem-se amantes das caminhadas e das atividades de outdoor. Sortelha é um dos pontos de paragem obrigatório na GR 22 Grande Rota das Aldeias de Portugal, portanto há trilhos, percursos pedestres e cicláveis para lhe fazer o gosto. Calce as botas ou pegue na bicicleta e terá a hipótese de fazer uma ou duas das etapas da grande rota. Isto se não andar já a percorrer os 600 km de história que ligam estas aldeias imperdíveis.
Ou aventure-se pelo PR7 SBG Caminho Histórico de Sortelha, um percurso pedestre de património paisagístico, ambiental e histórico. Este trilho de Sortelha, que aproveita trechos da GR 22 Grande Rota das Aldeias Históricas e do PR6 SBG Rota dos Casteleiros, tem como pontos de interesse a vila muralhada, a calçada medieval, as Minas da Bica, a travessia da ribeira, caminhos e canadas ancestrais e um vale majestoso com paisagens que beneficiam o contato direto com a natureza. Veja as informações práticas sobre o percurso pedestre na caixa abaixo.
Informação prática do Trilho PR7 SBG Caminho Histórico de Sortelha
Distância: 7,4 km
Circular: Sim
Dificuldade Técnica: Moderada
Local de Partida/Chegada: Sortelha
Clique para conhecer os Melhores Trilhos de Portugal
Praias Fluviais (perto) de Sortelha
Vai visitar Sortelha no verão e quer um sítio para ir a banhos? A escassos quilómetros de Sortelha estão algumas das melhores praias fluviais do Centro de Portugal. Falando das mais próximas, pode mergulhar nas águas do Côa, represadas pela Barragem do Sabugal na Praia Fluvial da Devesa, ou na idílica Praia Fluvial de Rapoula do Côa (Sabugal). Tem ainda a Praia Fluvial da Malcata (aldeia da Malcata) ou a Praia Fluvial do Meimão (já no concelho de Penamacor). As águas são irresistíveis e todas tem infraestruturas para dias de verão muito bem passados em modo puro ócio, picnic de família ou recarga de vitamina D.
Clique para conhecer as melhores Praias Fluviais de Portugal
Sortelha: mapa turístico dos principais pontos de interesse da aldeia histórica e arredores
Clique no canto superior direito para aumentar o mapa turístico dos principais pontos de interesse para visitar na Sortelha e arredores
Outros artigos do Centro de Portugal
Abrantes | Alcobaça | Aveiro | Aldeias Históricas de Portugal | Batalha | Belmonte | Cascata da Cabreia | Castelo de Bode | Castelo Rodrigo | Castro Daire | Celorico e Linhares da Beira | Coimbra | Dornes | Estações Náuticas Centro de Portugal | Figueira da Foz | Foz do Cobrão | Fragas de São Simão | Góis | Gouveia | Guarda | Leiria | Manteigas | Médio Tejo | Monsanto | Nazaré | Óbidos | Ourém | Região do Oeste | Passadiços do Orvalho | Penamacor | Penedo Furado | Peniche | Piodão | Poço Negro | Praias Fluviais Centro de Portugal | Santa Comba Dão | Santarém | Seia | Serra do Açor | Serras de Aire e Candeeiros | Serra da Estrela | Serra da Lousã | Tomar | Trancoso | Viseu
Prepare a sua próxima Viagem
Reserve o seu alojamento através do Booking.com. É onde encontramos sempre as melhores promoções e permite cancelar a reserva sem custos.No GetYourGuide e na Civitatis encontra sempre as melhores atividades e tours locais e pode ainda reservar o seu transfer do aeroporto e saltar as filas comprando antecipadamente as entradas para os principais monumentos.
Jogue pelo seguro e faça um seguro de viagem na IATI Seguros. É uma agência 100% especializada em viagens e apresenta o melhor rácio custo-benefício do mercado, sendo que todos os seus seguros contam com excelentes coberturas COVID-19. Se utilizar o nosso link terá um desconto de 5% por ser nosso leitor.
Se precisa de alugar um carro para a sua próxima viagem recomendamos que utilize a AutoEurope. Permite comparar os preços de dezenas de empresas de rent-a-car e é possível cancelar o aluguer sem custos até 48h antes da partida.
Esta página contem links afiliados. Só recomendamos marcas que utilizamos e confiamos a 100%. Se efectuar as suas reservas através desses links recebemos uma pequena comissão. Dessa forma está a ajudar o VagaMundos a manter-se vivo. E o melhor de tudo é que você não paga mais por isso. Muito Obrigado!